O que fazer quando atrasar a mensalidade da faculdade: 3 dicas para evitar o débito

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 46 Second

A importância de se manter regularizado na faculdade

Mensalidade atrasada: o que o estudante pode fazer?

Acredita-se que o atraso no pagamento de mensalidade caracteriza-se como descumprimento do contrato firmado entre aluno e escola. Mas a inadimplência surge sempre junto a uma crise, como a que ocorre no Brasil. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o desemprego no Brasil atinge 11,8% da população brasileira, ou seja, são 12 milhões de desempregados no país atualmente. E a situação entre os jovens é crítica. Em um ano, mais de dois milhões dos trabalhadores demitidos tinham até 24 anos de idade. Daí surgirem problemas com a inadimplência, que podem ser perfeitamente solucionáveis.

Dicas para evitar atrasos

#1 Para evitar desgaste com os atrasos na mensalidade, o estudante precisa ser criativo e consciente para pensar em maneiras diferentes para resolver a situação. Ainda que tenha perdido o emprego e não tenha condições em arcar com a dívida, o ideal é procurar a família ou amigos, que possam ajudar, e pedir ajuda.

#2 A primeira coisa a fazer quando as parcelas deixam de ser pagas é planejar. Avalie suas condições financeiras para depois pensar numa proposta que caiba no seu bolso. Em seguida, procure a instituição para fazer uma renegociação. Depois se organize. Não se esqueça de que além do pagamento das mensalidades em atraso, você também terá as mensalidades vigentes.

#3 Usar boletos é uma boa opção para facilitar o pagamento. Além disso, criar uma agenda eletrônica com a data do vencimento é muito bom.

#4 Utilize boletos e outras maneiras de facilitar o pagamento: Em uma rotina cada vez mais corrida, na qual boa parte das pessoas cumprem suas tarefas utilizando ferramentas eletrônicas, é importante efetuar a cobrança da mensalidade de sua escola das formas mais práticas. Trabalhe com boletos que possam ser pagos no maior número possível de agências bancárias e também por agendamento eletrônico. Assim os pais tem a possibilidade de parcelar suas contas, se necessário.

#5 Crie programas de premiações para quem paga em dia: Uma saída eficiente para evitar e diminuir o índice de inadimplência, é premiando as famílias que não atrasam as mensalidades. Ofereça descontos aos pais que pagam a mensalidade antes da data antes do vencimento e dê prêmios de maneira cíclica, mensalmente ou anualmente, aos filhos daqueles que mantém suas contas sempre em dia.

#6 Negocie as dívidas! Se o caixa da sua empresa permite ser maleável em alguns casos específicos, faça isso. Muitos pais atrasam as contas, mas tem a total intenção de quitá-las, ainda que mais tarde. Sendo assim, abra exceções quando necessário, garantindo o pagamento mesmo que tardio de algumas mensalidades e com um maior número de parcelamentos.

#7 Utilize ferramentas tecnológicas para lembrar do pagamento: Utilizando o aplicativo do Connect Escolas, você tem em mãos uma ferramenta poderosa que pode te ajudar a diminuir a inadimplência na sua escola. Utilize nossas funções Agenda Digital e Comunicação para lembrar aos pais e responsáveis a data de vencimento da mensalidade.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
100 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *