Concursos públicos: saiba como funciona a prova de títulos

2 Minutos de Leitura
Read Time3 Minute, 4 Second

A aplicação de provas, pela constituição brasileira ocorre, necessariamente, em todo e qualquer concurso público. Já a avaliação de títulos pode ocorrer, facultativamente, desde que a instituição a considere necessária, de acordo com o cargo a ser preenchido.

A apresentação dos títulos não é fase eliminatória, ou seja, não elimina um candidato, mas é condicionante à sua classificação no processo seletivo. Por este motivo, a análise dos títulos é feita apenas com os candidatos previamente aprovados na primeira etapa.

A cada título são atribuídos pontos, de acordo com a sua maior ou menor relevância para o exercício do cargo. Quanto maior a concorrência no concurso, maior peso pode ter a avaliação de títulos.

Os títulos geralmente são requeridos para os cargos de nível mais elevado, para os quais são exigidos atributos relacionados à experiência e à especialização do candidato.

Como é feita a verificação dos títulos

O candidato na avaliação de títulos deve entregar os documentos (diplomas, certificações, registros) que comprovam sua formação profissional e intelectual, como:

  • Comprovação de exercício de cargos correspondentes;
  • Diplomas de cursos de nível superior e de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado, MBA…);
  • Publicação de livros, artigos ou outros trabalhos científicos;
  • Premiações;
  • Vinculação a entidades científicas.

Os critérios para a avaliação dos títulos têm que ser definidos e apresentados de forma clara e objetiva no edital, para que todos os candidatos tenham conhecimento das regras previamente. Com o edital em mãos, aconselha-se que o candidato providencie a documentação necessária, antes mesmo da realização da prova objetiva.

Para a definição da necessidade da prova de títulos e os critérios de pontuação, o legislador e o gestor público devem valer-se do princípio da proporcionalidade, para que se reconheçam e se valorizem formações e experiências que sejam realmente relevantes para a Administração Pública e não se atribuam pontos demasiados a títulos corriqueiros.

Só pontua quem tem como comprovar

Não adianta ter dezenas de títulos, se você não conseguir comprovar que efetivamente participou desses cursos. Uma dica importante é verificar o que é considerado como comprovante, porque o critério pode variar conforme a empresa e instituição organizadora ou o cargo pretendido.

Por exemplo, geralmente, é requerido um diploma para comprovar a graduação, logo, se você apresentar um certificado de conclusão de curso, ele será rejeitado. Para comprovar experiência profissional, é necessário ter o registro na carteira profissional. Não basta apresentar, apenas, uma declaração da empresa dizendo que você trabalhou lá. No caso dos cursos online com certificado o candidato geralmente entrega uma cópia autenticada para a banca examinadora. Esses detalhes são muito importantes e sempre constam no edital. Então, o melhor a fazer é ficar de olho!

Vantagens dos cursos a distância para a obtenção de títulos

Se os concursos públicos exigem prova de títulos, então é importante incluir os cursos livres na sua agenda. E uma ótima forma de incluí-los sem se atrapalhar nos horários é com os cursos a distância (EAD). Onde encontrá-los? O Instituto INE, tem cursos ideais para quem tem uma rotina corrida.

Os cursos ofertados pelo INE, oferecem flexibilidade de horário e comodidade para o aprendizado, preparando o profissional para o futuro. Conheça nossos cursos e inscreva-se no site.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais 

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

4 Comentários

  1. Teresa Neves

    Responder

    gOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE COMO É A INSTITUIÇÃO E TAMBEM REALIZAR UMA PÓS, ESSE VALOR ANUNCIADO

    • Instituto IBE

      Responder

      Olá, Teresa!
      Vamos te enviar todas as informações pelo seu e-mail, ok?
      Muito obrigada!

  2. Luciana

    Responder

    Gostaria de saber como é a apresentação do TCC da pós- graduação ?
    É uma apresentação presencial? Tem pólos? Ou é via e-mail?
    Gostaria de saber mais sobre!

    • Instituto INE

      Responder

      Olá Luciana, tudo bem? Para trabalho de conclusão de cursos solicitamos um artigo científico, com o tema livre desde que seja relacionado ao curso que esteja fazendo. Não é necessário apresentação, apenas enviá-lo de acordo com os pré-requisitos.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *