Maternidade e Universidade: uma combinação possível

2 Minutos de Leitura
Read Time3 Minute, 8 Second

A universidade é um período que exige muito esforço e dedicação do aluno. Agora, para as mulheres que conciliam a rotina de estudos e a maternidade, esta fase costuma exigir ainda mais empenho e força de vontade.  Para ajudar nesse processo, fizemos uma lista com algumas dicas para você entender que é possível as mamães estudarem. Confira:

Avalie suas prioridades

Devido às diversas obrigações que você terá, além dos estudos, pode ser que você também tenha que fazer o curso com mais calma, se matricular em menos matérias ao longo dos semestres para que te sobre mais tempo. Não se afobe para terminar a graduação rapidamente. Pode valer a pena ir com mais calma no curso se isso significar mais tempo e disposição para você dedicar ao seu filho e a você mesma.

Estudar é um direito seu

O decreto de número 6.202/75 é federal e ampara a gestante que ainda estuda. De acordo com essa lei, é possível requerer um período de licença maternidade (e também paternidade), em que a aluna é assistida pelo regime de exercícios em domicílio, sendo que o início e o término do afastamento é determinado por atestado médico.
Normalmente essa licença ocorre no 8º mês da gestação e se estende por mais alguns meses após o nascimento do bebê.

Observação: É importante saber como a faculdade que você estuda aplica a lei, pois elas têm um regulamento próprio para assegurar esse direito, mantendo a organização e conferindo a eficácia dos estudos das alunas. Planeje-se para que você não precise lidar com nenhuma surpresa desagradável.

Vantagens do ensino a distância (EAD)

Sendo uma excelente opção para pessoas que viajam muito, não têm horário fixo de trabalho ou não podem cursar a faculdade presencial, os cursos on-line se apresentam como uma solução também para os pais que não querem ou não podem deixar os filhos sob cuidados de outras pessoas.

É preciso ter muita disciplina e força de vontade, pois ter os horários flexíveis não significa fazer quando quiser. É preciso se dedicar e atender a prazos como em qualquer curso. A diferença é que você pode fazer isso em casa, interrompendo alguns minutos para alimentar seu bebê ou para qualquer outra eventualidade.

Avalie o trancamento de matrícula

Pode ocorrer que o final da sua gestação coincidi com o final do semestre, o que é ótimo, pois você poderá aproveitar as férias para focar apenas no bebê. Mas se você não deu essa sorte e o parto coincidir com o início do semestre, ou mesmo se apresentar complicações ao longo da gestação, cursar o período sem dar a devida atenção aos estudos pode ser prejudicial e comprometer o restante da sua graduação, dependendo do seu desempenho.

Não hesite em pedir ajuda ao seu médico e à coordenação da faculdade — eles podem oferecer soluções que você sequer pensou existirem para cada situação que você possa enfrentar. Estar com a mente tranquila e o corpo saudável são os fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher entre continuar indo à faculdade, estudar em casa ou dar uma pequena pausa para a adaptação às novas rotinas.

Agora que você viu que é possível conciliar estudo e gravidez de uma maneira simples que tal conhecer um pouco mais sobre o ensino a distância? Fizemos  uma lista das vantagens de se fazer uma Pós-graduação a distância. Não deixe de conferir!

Fonte: Ministério da Educação 

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

3 Comentários

  1. Amilton

    Responder

    Espetacular seu site. Muito bom mesmo esse conteudo. Show ! Quanto custa pra ter um site como o seu?

    • Instituto INE

      Responder

      Olá,tudo bem?
      Amilton, que ótimo que você gostou. Continue acompanhando nosso blog.
      Obrigada! 🙂

  2. Jordana

    Responder

    Boa noite,
    Saberia me informar sobre os direitos da licença maternidade na faculdade semipresencial?
    A aluna deve repor os horários presenciais apoia a licença ou basta efetuar as atividades onlines?
    Obrigada!!

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *