Licenciatura ou Bacharelado: qual a diferença e como escolher?

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 26 Second

Fazer um curso de graduação é o sonho de muitas pessoas. Porém, além de ter que escolher a área na qual você deseja atuar, é preciso ainda levar em conta as particularidades dos cursos e, entre elas, estão as certificações de bacharelado ou licenciatura.

Mas antes de entender as diferenças práticas entre bacharelado e licenciatura, é preciso que você compreenda que essa escolha tem a ver com a vocação. Sim, da mesma forma que a escolha do curso, que leva em consideração as habilidades, a aptidão e os interesses do estudante.

Uma dica importante é: faça um exercício de autoconhecimento, ou melhor, tente imaginar como você gostaria de exercer sua profissão. Depois de fazer esse exercício, leia com atenção a diferença de atuação entre o bacharelado e licenciatura.

  • Licenciatura

O estudante que opta por essa modalidade tem vocação para transmitir conhecimento. As disciplinas que ele cursará na Universidade terão como objetivo aflorar essa aptidão.

Pessoas com formação em licenciatura, segundo o Ministério da Educação (MEC), são habilitadas para atuar como professores nas turmas de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Os cursos superiores de graduação que fazem parte dessa modalidade são: Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Ou seja, cursos que possuem um teor pedagógico.

  • Bacharelado

Já os estudantes que optam pela modalidade de bacharelado, não estão autorizados a lecionar. Segundo o MEC, o bacharelado é uma modalidade de curso superior que “confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional”.

Normalmente, estudantes que optam por essa modalidade têm maior aptidão para exercer a profissão na prática: dentistas, engenheiros, jornalistas e médicos.

Existem três formas de um bacharel lecionar, todas envolvem formação complementar:

1° – Cursar a modalidade de licenciatura ao mesmo tempo em que a de bacharel.

2° – Retornar à faculdade para obter esse segundo título. Sendo que nesse caso, o estudante poderá pedir dispensa das matérias já contempladas no bacharelado e fazer apenas as ligadas à formação docente.

3° – Cursar uma pós-graduação: especialização, mestrado ou doutorado. Nesse caso, o profissional com essa formação estará habilitado para lecionar para o Ensino Superior também.

Os cursos de bacharelado ou licenciatura possuem tempo médio de 4 anos. No caso da licenciatura, o tempo pode ter um ligeiro acréscimo. Os dois fornecem diploma e não há diferença na qualidade do conteúdo, apenas diferenças de enfoques.

Fonte: Portal da Educação

Quer retomar os estudos? Descubra como voltar a estudar. Clique aqui!

Que tal curtir a página do Instituto INE no Facebook? Lá, você encontrará muitas dicas sobre carreira e educação!

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *