Tendências para os negócios 2018: esteja preparado

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 57 Second

A evolução do marketing

No início dos anos de 1960, o marketing –  há de se entender por marketing como um processo de gerenciamento das relações de troca entre empresas, clientes, fornecedores, intermediários e outros públicos – passou a ser um método amplamente usado na gestão administrativa. Tanto é que suas definições conceituais mudaram e evoluíram no mesmo compasso que mercado e o comportamento dos consumidores mudaram e evoluíram também.

De lá pra cá esse método ainda passou por outras transformações. No entanto, ainda vemos o marketing sendo uma resposta à nova dinâmica do meio. Vemos as empresas expandindo seu foco dos produtos para os consumidores e para as questões humanas. Uma forte contribuição para essa evolução do marketing foi a TI. A partir do momento que a TI penetrou no mercado, consequentemente o marketing mudou.

A comunicação agora tem mais conectividade e mobilidade, mais especificamente as mídias sociais, que provocaram mais um tipo de mudança. Hoje as mídias sociais são as novas praças, ruas e espaços que fazem parte da esfera pública. Isso ocorre porque qualquer informação pode ser processada e redistribuída em formato digital, havendo assim muitos métodos e maneiras de expansão.

Nessas últimas décadas então, poucas áreas mudaram tanto quanto o marketing. Afinal, marketing é uma maneira eficaz de se fazer negócios. Pode-se dizer que o marketing é o criador de mercados dentro de um processo que gera relacionamentos entre os elementos que interagem na troca.

Como me preparar para o novo mercado do marketing

O marketing, além de uma filosofia de ação empresarial, é uma disciplina de estudo que cuida de um conjunto de técnicas e instrumentos voltados para a facilitação e concretização de trocas de bens, serviços e valores.

Para o professor de Kotler, especialista em marketing internacional, acompanhar as mudanças na sociedade e no ambiente de negócios, teóricos e acadêmicos de marketing reexaminaram seu foco, suas técnicas e metas, alterando-os e adaptando-os ao longo dos anos. Nesse sentido, praticamente tudo o que nos rodeia é representado por uma marca, seja de um produto ou de um serviço, ela sempre está buscando um lugar de destaque na cabeça do consumidor.

Depois dessa breve explicação, se você quer trabalhar com isso, uma ótima escolha é a área de Marketing.

Você irá se envolver com exigências do mercado, cuidar de clientes, acompanhar as mudanças de valores desses clientes, comunicar-se com ele e inovar sempre. Em decorrência, as transformações tecnológicas corroboram para a difusão de novas regras e gera demandas que antes não existiam. O fluxo de comunicação tende a tornar-se intenso reconsiderando o ambiente de negócios.

Se você é um profissional que quer encarar esse desafio, uma vez que, além de ser uma profissão apaixonante, profissionais dessa área são cada vez mais exigidos pelas empresas, especialmente os que têm formação especializada e experiência na área.

Agora, basta você se perguntar: o que eu vou fazer de diferente amanhã? como escolher? Nesse momento, leve em consideração suas características e interesses pessoais.

Outro ponto importante é o autoconhecimento, pois quem se conhece, sabe escolher o melhor caminho. Se você é criativo e tem habilidade com design, se aprecia observar o comportamento humano ou entender tendências de negócio, a carreira no marketing é a melhor opção.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *