Educação a Distância, vale a pena? especialistas dizem que sim!

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 50 Second

A educação superior a distância cresce no país. Os dados do último Censo da Educação Superior, de 2015, mostram que, enquanto o ensino presencial teve um crescimento de 2,3% nas matrículas em 2015 em relação a 2014, o Ensino a Distância teve expansão de 3,9%.

O Ministério de Educação – MEC divulgou o Censo da Educação Superior de 2016 que mostra o crescimento do Ensino a Distância. Tal crescimento, em número de estudantes, de 7,2%, segundo especialistas, é o reflexo do impacto das tecnologias disponíveis que são essenciais para que a educação a distância ocorra e que valha a pena.

Segundo dados da Agencia Brasil, o governo acredita que a Educação a Distância vai levar o ensino também a regiões cujo acesso ao ensino presencial é dificultado. O governo sabe que a Educação a Distância tem uma função importante na formação de professores. O número de cursos de licenciatura a distância cresceu 5,04% em 2015 em relação a 2014.

De acordo com resumo técnico do Censo da Educação Superior, o fato de as matrículas, terem avançado cerca de 12% para os cursos a distância indica outro dado bem positivo: a Educação a Distâncias já representa mais de 15% do total de matrículas em graduação. Desses estudantes, 72% estão matriculados em universidades.  A maioria dos matriculados no ensino superior a distância, cerca de 40% cursa licenciatura. Os que optaram por bacharelados estão por cerca de 30% e por tecnólogos, 20%.

A explicação para o crescimento, a aceitação e a expansão do ensino a distância, mais uma vez, está na tecnologia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – em 2016, o percentual de pessoas que acessaram a internet alcançou 57,5% da população de dez anos ou mais de idade, o que corresponde a 102,1 milhões de pessoas. Mais uma razão que faz com que a Educação a Distância valha a pena.

Recomendações de especialistas

Para que o estudante possa ficar tranquilo em relação à Educação a Distância, basta que ele procure o documento Referências de Qualidades para a Educação Superior a Distância que é elaborado pelo MEC que mostra a indicação de tudo que é necessário para fazer uma boa escolha. Por isso, antes da matrícula, faça a verificação do documento e se a instituição é credenciada, reconhecida e se já foi fiscalizada.

Os especialistas estão de acordo que o papel da Educação a Distância é o de ser o caminho, por ser o ensino que realmente acontece, além de ressaltarem o papel da tecnologia. No entanto, eles advertem para que todo aluno que tem a intenção de se matricular na modalidade de Ensino a Distância saiba da responsabilidade pelo estudo e, principalmente, pelo curso, pois, será essa escolha que resultará em uma profissão para a vida toda.

Outro ponto importante é em relação à tecnologia.  A fim de que a modalidade de Ensino a Distância valha a pena é preciso responsabilidade e disciplina. O aluno tem de saber que não é porque ele não ‘vai’ à escola que o horário, as atividades podem ser negligenciadas. Por isso, deve sempre se lembra dos 3 ‘Cs’ – carinho, cuidado e critério.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *