Tipos de engenharia: descubra como escolher de acordo com o seu perfil

3 Minutos de Leitura
Read Time4 Minute, 41 Second

Nesse cenário, não é de se espantar que mesmo com a certeza de se tornar engenheiro, muitos fiquem perdidos na hora de escolher qual Engenharia cursar. Foi pensando nisso que montamos esse post para você descobrir qual especialidade combina mais com o seu perfil.

É preciso saber como funciona os principais ramos da profissão, considerando funções e mercado de trabalho. Saiba mais sobre cinco das principais graduações em engenharia e tenha condições de escolher melhor o seu caminho:

#1 Engenharia Civil:

O bacharel em Engenharia Civil é o responsável pela criação, planejamento, operação e manutenção de obras como: rodovias, pontes, ferrovias, hidrovias, barragens, portos e aeroportos.

Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material a ser usado. Chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.

Mercado de Trabalho:

O engenheiro civil pode trabalhar no setor público ou privado, exercendo funções como: atividades em cálculo estrutural e construção civil, recursos hídricos e esgotamento sanitário, construções de portos, canais, barragens e diques, sistemas de drenagem e irrigação, engenharia de transportes, geotecnia e construção de estradas.

#2 Engenharia Elétrica:

O engenheiro eletricista atua, de forma generalista, no desenvolvimento e integração de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

O profissional é responsável pelo gerenciamento de sistemas de geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. Entretanto, a profissão não está restrita a isso, uma vez que o profissional pode atuar na elaboração de projetos de iluminação ou ainda naqueles ligados à proteção de descargas atmosféricas e de aterramentos. O profissional também pode atuar na área de telecomunicações, indústrias dos mais variados tipos e também como prestador de serviços.

Mercado de Trabalho:

As principais áreas de atuação do engenheiro eletricista são as empresas que geram, transmitem e distribuem energia elétrica. Além disso, concessionárias de energia, instituições públicas e de pesquisa também apresentam possibilidades interessantes de atuação.

#3 Engenharia de Produção:

Este profissional é responsável pelo gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros das organizações em geral.

A formação do egresso associa, além da engenharia, técnicas avançadas de administração e economia, tornando-o hábil para adotar posturas e aplicar métodos que melhorem as atividades logísticas, financeiras e comerciais das companhias.

Ele define qual a melhor maneira de integrar a mão de obra, máquinas e matérias-primas, aumentando a produtividade nas áreas em que esse profissional atua.

Mercado de Trabalho:

O especialista tem espaço em diferentes setores que envolvem o processo produtivo, desde empresas pequenas até grandes organizações.

É importante ressaltar as oportunidades que a área de logística oferece, abrindo espaço para o profissional dentro de instituições bancárias, transportadoras e indústrias de maneira geral. Trata-se de uma das opções mais vantajosas para quem se preocupa com o mercado de trabalho.

# Engenharia Ambiental:

O engenheiro ambiental é o profissional responsável por avaliar e analisar os impactos ambientais que os empreendimentos causam nos ecossistemas naturais. Assim, cabe a ele propor ações que visem a preservação do meio ambiente, bem como sua conservação e recuperação, sem que haja prejuízo financeiro para as empresas.

Mercado de trabalho:

O mercado de trabalho do engenheiro ambiental é diversificado e está em expansão, em especial na área de pesquisa.

É possível encontrar espaço em empresas e indústrias públicas e privadas, na administração pública, dentro de ONGs e em empresas de consultoria.

#5 Engenharia Mecânica:

Atua com projetos de sistemas mecânicos e termodinâmicos. Profissionalmente, suas funções são projetar, instalar e otimizar os sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos e sistemas de estruturas e elementos de máquinas, que começam com a concepção, análise e seleção de materiais, e vão até a fabricação, controle e manutenção.

O engenheiro mecânico pode coordenar equipes de trabalho e realizar pesquisas científicas com o intuito de contribuir com o conhecimento na área. Pode também executar e fiscalizar obras e serviços técnicos, realizar vistorias, perícias e avaliações.

Mercado de Trabalho:

A atuação do profissional de engenharia mecânica é mais concentrada dentro de indústrias, com destaque para setores de petróleo e gás, automobilísticos, aeronáuticos, siderúrgicos, entre outros. O mercado também costuma ser propício para especialistas em reciclagem de materiais e processamento de polímeros.

Dicas para ajudar a escolher

Essas perguntas podem ajudá-lo na hora de fazer a sua escolha: Com qual delas você tem maior contato pessoal? O que sabe sobre o mercado de trabalho e o campo de atuação? Quais são suas expectativas em relação à remuneração e o que essas áreas oferecem? O que você pensa a respeito da capacitação tecnológica que cada uma dessas áreas exigem?

Entender as características dos tipos de engenharia é fundamental para que você faça uma melhor escolha para o seu futuro. Confira também outras dicas para acertar na hora da escolha da profissão.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *