Como escolher a minha profissão?

< 1 minutos
Read Time1 Minute, 32 Second

“Escolha um trabalho que você ame, e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida” já dizia Confúcio, há mais de 2 mil anos.

A escolha de uma profissão é um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa. Para alguns poucos sortudos, isto é algo que acontece de forma muito natural, porém, sabemos que, para a grande maioria, esta não é a realidade. Pensando nisto, listamos algumas dicas para te ajudar a escolher a profissão mais adequada ao seu perfil.

1. Aprenda mais sobre si mesmo 

Antes de escolher uma profissão, é necessário aprender e refletir com mais profundidade sobre si mesmo.  Faça uma lista com os seus valores, interesses, habilidades e ambições. Pense sobre o que você gosta de fazer, o que te faz feliz e o que você faz de melhor. Faça uso de testes vocacionais e testes de personalidade.

2. Faça uma lista de profissões

Pesquise sobre o mercado de trabalho, sobre profissões que estão em alta e do futuro. Em seguida, liste todas estas e escolha as que te atraem mais. Busque o maior número de  informações possíveis sobre estas profissões e o mercado de trabalho.

3. Planeje a sua carreira

A profissão certa é aquela que tem a ver com você e que vai atender suas expectativas, sendo assim, identifique os seus objetivos de curto e longo prazo, e depois liste quais os passos você terá que tomar para alcançá-los. Inclua possíveis barreiras e problemas, e pense no que você vai fazer caso eles aconteçam.

Por último, lembre-se sempre de que não existe uma escolha para a vida toda, que vivemos em uma sociedade em constante mudança, e, por isso, um redirecionamento da carreira torna-se, muitas vezes, inevitável.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *