Faculdade a distância: como se organizar?

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 56 Second

Quando se fala em faculdade a distância há de se remeter ao ambiente virtual de aprendizagem. O ambiente virtual é uma plataforma na internet que reúne todos os conteúdos de todas as disciplinas.  Será nesse ambiente em que o aluno terá a sua aula e os recursos necessários para uma perfeita aprendizagem.

Como funciona a faculdade a distância?

Os processos seletivos são bastante concorridos, todavia o número de vagas é grande. Uma das formas de seleção pode ser feito por redação ou nota do ENEM. Se o aluno precisar, ele pode requerer bolsa de estudos pelo ProUni – Programa Universidade para Todos, do Governo Federal.

O material didático é oferecido em formato digital.

Os tutores elaboram o plano de ensino e oferecem contato direto com os alunos, auxiliando-os nas dúvidas e nas atividades presenciais.

Os tipos de cursos que a faculdade a distância oferece são os seguintes:

  • A distância: são os cursos teóricos e podem ser feitos quase todo a distância. São eles: Administração, Pedagogia, Filosofia, Matemática, História, Ciências Contábeis, Sociologia, etc.
  • Cursos semipresenciais: são cursos que exigem atividades práticas e obrigatórias em laboratórios. São eles: Engenharia, Enfermagem, Nutrição, Gastronomia, entre outros.

Na faculdade a distância há três graus de formação nos cursos superiores. São eles:

  • Bacharelados: ao fazer a escolha pelo bacharelado, o aluno terá um conhecimento geral da profissão. Dessa forma, ele pode escolher atuar em diferentes setores. O curso tem entre quatro a cinco anos de duração. Os cursos são: Serviço Social, Administração, Farmácia e Engenharia.
  • Licenciaturas: são cursos que formam professores regentes do ensino fundamental e médio. A duração é de três a quatro anos, em média. Os cursos são: Educação Física, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática e Sociologia.
  • Tecnólogos: são cursos mais rápidos, a duração fica entre 2 a 3 anos.  Os cursos são: Gestão Comercial, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão Ambiental e vários outros.

Depois de concluído o curso escolhido e ter sido aprovado, o aluno receberá o diploma cujo valor é o mesmo de cursos feitos de maneira tradicional.

Como se organizar para um curso a distância?

Para começar, o aluno que cursa uma faculdade a distância pode escolher estudar sozinho ou acompanhado. Isso não impede a organização. É muito comum, durante o período de estudos, alunos preferirem estudar com outra pessoa ou até mesmo em grupo. Basta o aluno escolher o método no qual ele mais se adequa.

Ser organizado é ser capaz de se planejar e seguir uma rotina, por exemplo:

  1. estude todas as disciplinas conjuntamente;
  2. trabalhe com metas e verifique seu progresso;
  3. crie um ambiente favorável aos estudos;
  4. diversifique os materiais de estudo.

Já é comprovado que estudar continuamente sem parada e sem descanso não é produtivo nem rende, nem faz bem à saúde. Organize-se de forma a definir quais são as horas de estudo e quais deverão ser para o descanso. Os momentos de descanso se tornarão em momentos de absorção dos conhecimentos. Isso mesmo. É nessa hora que o cérebro trabalha, processando o conteúdo estudado. Sem até que o aluno perceba, ele já sabe a matéria.

Viu só como é fácil se organizar para estudar? Não tem segredo, só tem sucesso!

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *