Curso a distância: as 10 perguntas mais comuns a respeito

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 56 Second

Diploma do curso a distância é válido?

Sim. Não há especificação da modalidade do curso no diploma, certamente não existirá atribuição de mais valor ao curso a distância ou presencial.

Curso EaD é reconhecido?

O MEC avalia os cursos na modalidade a distância e os professores e tutores para garantir ao aluno uma formação acadêmica de qualidade e formar profissionais prontos e capacitados para ingressar no mercado de trabalho. A consulta dos cursos reconhecidos pelo MEC pode ser realizada no site do e-MEC (http://emec.mec.gov.br/).

Posso validar matérias de um curso presencial para fazer um EaD?

Perfeitamente. Se o estudante, por algum motivo, quer deixar o curso presencial por um a distância, ele tem esse direito, pois está previsto em lei. O estudante deve estar atento apenas aos procedimentos, uma vez que eles mudam de faculdade para faculdade.

Posso fazer transferência de presencial para um EaD e vice-versa?

Decerto que sim. A transferência de um curso de graduação presencial para outro a distância, como também, a transferência da matrícula do ensino a distância para um curso presencial. Novamente, o que muda são os procedimentos das instituições.

Curso EaD é mais fácil que o presencial?

Quem disse que estudar é fácil? Por isso não existe curso mais fácil que outro. O que muda nos cursos de graduação presencial e a distância é a modalidade de ensino.

Por exemplo:

  • os recursos pedagógicos;
  • tipos de atividades; e
  • tecnologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem.

Os programas de disciplinas são respeitados assim como as diretrizes curriculares.

 EaD tem prova?

Se se trata de um curso de EaD comprometido, certamente haverá avaliações. De outra forma, como as instituições podem verificar o conhecimento de seus alunos, não é mesmo? Além disso, existe o reconhecimento do MEC e, para obtê-lo, os cursos superiores EaD precisam descrever como será o processo de avaliação dos alunos.  De acordo com a lei, todo curso superior EAD precisa fazer avaliações finais presenciais.

No EaD o aluno está sozinho o tempo todo?

Por mais que o estudante que opte por fazer um curso a distância e, com isso, tem a flexibilidade de estudar em horários diferentes e mais convenientes a ele, jamais estará sozinho. No seu percurso estudantil, o aluno terá inúmeras oportunidade para interagir com professores, tutores e colegas.

 Como os cursos EaD avaliam a frequência dos alunos?

Quem pensa que não há verificação de frequência no EaD está enganado. Todas as atividades e aulas de EaD têm seus acessos controlados. E, de acordo com a lei, os cursos superiores EAD precisam prever uma série de atividades presenciais, como realização de provas, apresentação de trabalho final e aulas de laboratório.

Preciso saber informática para fazer um curso EaD?

Para acessar o conteúdo, assistir às aulas e realizar as atividades, é necessário saber operar com a máquina. Por outro lado, ocorre também  a ajuda de tutores nessa dificuldade do aluno.

Quanto custa um curso EaD?

Dependerá do curso e da instituição. Mas não se preocupe, há também cursos superiores a distância gratuitos.

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre o ensino a distância, entre em contato com a gente. O INE terá muito prazer em tirar suas dúvidas.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

1 Comentários

  1. Carolina Silvestre

    Responder

    Posso validar matérias de um curso EaD para fazer um PRESENCIAL? Na matéria só responde o contrário, obrigada.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *