Há diferença entre o diploma de um curso presencial e a distância?

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 45 Second

A educação a distância é uma modalidade de ensino que cresce no Brasil, em razão de seu formato que possibilita a muitos estudantes conquistar seu diploma, ainda que com poucos recursos financeiros ou com carga horária de trabalho extensa.

Antes de responder à pergunta que dá título a este post, vamos entender um pouco como é o diploma EaD.

A emissão diploma EAD é feita por uma Instituição de Ensino Superior – IES que garante que o estudante cumpriu as exigências da faculdade para se formar, com notas satisfatórias em todas as disciplinas, além de ter realizado estágio e trabalho de conclusão de curso, quando o curso exige.

As informações que constam no diploma EaD são:

  • nome do curso;
  • qual é a habilitação – licenciatura, bacharelado ou superior de tecnologia;
  • nome da instituição de ensino e demais dados sobre o funcionamento da graduação;
  • nome do formando e sua assinatura;
  • nome do tutor e sua assinatura;
  • código do certificado;
  • data de obtenção do título e, em alguns casos, dados do dirigente da instituição e dos pais do formando;
  • não há indicação se o diploma é advindo de um curso presencial ou a distância.

Isso porque a legislação educacional brasileira preza pela igualdade de qualidade formativa, de forma que as exigências acadêmicas são as mesmas, tanto para o presencial quanto a distância.

Só terá diferença os cursos de especialização, tanto presenciais quanto a distância. Aqui são informados a área de concentração do curso, carga horária, nome da instituição de ensino, data de titulação e o nome do formando.

Observação: nos diplomas dos cursos de especialização, tanto presenciais, quanto a distância são informados a área de concentração do curso, carga horária, nome da instituição de ensino, data de titulação e o nome do formando.

Agora, respondendo à questão: o diploma EaD tem a mesma validade que o presencial?

Sim. Como já foi dito, não há especificação da modalidade do curso no diploma, certamente não existirá atribuição de mais valor a um do que outro.

O que vai fazer diferença é se o curso feito está de acordo com as exigências do Ministério da Educação – MEC. Sendo assim, para o curso ter validade, o diploma de curso superior deve conter informações sobre a autorização de funcionamento e o reconhecimento do curso pelo MEC.

Dessa maneira, O MEC avalia os cursos na modalidade a distância e os professores e tutores para garantir ao aluno uma formação acadêmica de qualidade e formar profissionais prontos e capacitados para ingressar no mercado de trabalho. A consulta dos cursos reconhecidos pelo MEC pode ser realizada no site do e-MEC (http://emec.mec.gov.br/). Ao acessar a página, o estudante encontrará os nomes das instituições e dos cursos presenciais e a distância aprovados.

 

E você, agora que conhece mais essa característica do Ensino a Distância, está seguro para escolher o seu curso aqui no INE?

Deixe seus comentários se você gostou deste post e quer saber mais sobre o ensino a distância.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

2 Comentários

  1. Claudemiro Bispo dos Santos

    Responder

    Gostaria de Saber se o instituto nacional de Ensino, tem cursos de “Supletivo de Ensino Fundamental, ? – e Supletivo do Ensino médio, ?

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *