Abraço, hoje é o seu dia

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 6 Second

Dê aquele abraço!

Quem é que não gosta de receber aquele abraço capaz de acalentar todos os anseios em um só momento? Capaz de te fazer esquecer, mesmo que seja por um só instante, aquele problema que tanto te atormenta.

Receber esse afeto te faz perceber que é só ter calma, pois tudo ficará bem. O abraço é um gesto de compaixão, generosidade e cumplicidade, é receber o apoio do outro e saber que pode contar com ele.

Segundo o psicólogo e analista do comportamento, Filipe Melo, “o abraço é considerado um toque com o poder de provocar satisfação não só em quem recebe como também em quem dá o abraço, fazendo-nos sentir bem com nós mesmos e também com o ambiente ao redor, através de mudanças fisiológicas em quem toca e em quem é tocado”.

Filipe explica que isso acontece porque o toque abre caminho para a manifestação de uma expressão mais autêntica dos nossos sentimentos. Esse toque pode assumir diferentes funções, como de solidariedade, compreensão, apoio e segurança, gerando uma sensação de conforto e bem estar.

Em momentos de tensão onde o nervosismo pode tomar conta, como em uma apresentação, palestra ou reunião, por exemplo, se recebemos um abraço, esse gesto pode nos ajudar a sentirmos mais seguros e aceitos em relação a julgamentos. Assim, ficaríamos mais abertos a compartilhar com mais espontaneidade o que queremos.

Melo afirma que um abraço pode melhorar até mesmo a autoestima de uma pessoa. Quando acompanhado de expressões de afeto e atenção, o abraço pode desencadear sensações fisiológicas de segurança e confiança, sentimentos que estão diretamente ligados à autoestima.

Apenas devemos assegurar de que a pessoa a quem pretendemos abraçar está aberta a este tipo de toque, para que, ao contrário, não haja uma invasão do espaço individual do outro. Algumas vezes a confiança precisa antes ser conquistada”, alerta o psicólogo.

Sinta-se abraçado (a) por toda equipe do INE!

Reconhecer a importância desse gesto e demonstrar esse afeto é um exercício diário. Um abraço pode mudar o seu dia, pode te encorajar, te tranquilizar, ou apenas demonstrar que  “Ei, estou aqui, viu!”.

Vamos aproveitar o dia de hoje, onde se comemora o Dia do Abraço, para demonstrar esse afeto a quem nos importamos. Abrace e permita-se ser abraçado.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

2 Comentários

  1. Shirley Rodrigues

    Responder

    Abraço! Sentimento mútuo onde as energias emanam fluidos de paz entre si.
    Desejo afetuoso abraço a todos.

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *