As melhores áreas para trabalhar dentro da administração

5 Minutos de Leitura
Read Time6 Minute, 30 Second

O curso de administração é um dos mais amplos para atuar no mercado de trabalho. Ele te dá um leque de opções na hora de escolher em qual área trabalhar, com oportunidades tanto no setor privado como público.

A tendência do mercado para essa área vem indicando que, ter uma formação mais generalista para depois recorrer a um conhecimento mais aprofundado, através de uma pós-graduação, é mais interessante tanto para o profissional como para a empresa.

Isso porque a competição no meio econômico exige responsabilidade. Consequentemente, essa responsabilidade pede eficiência e agilidade da área administrativa, contando com profissionais que desenvolvam novas funções e novas atribuições nas empresas.

A ideia é reduzir gastos e otimizar o trabalho, através da agilidade do monitoramento de processos, como uma forma de aperfeiçoar estratégias integradas e garantir a formação de uma equipe altamente eficiente.

As atividades que trabalham focadas nesta ideia estão sendo as mais prestigiadas, como por exemplos os cargos de gerência e cargos ligados à área de TI (tecnologia da informação).

As novas demandas exigem arquiteturas tecnológicas que estimulem o tratamento integrado entre os sistemas de informações para suporte, o desempenho, a arquitetura empresarial, os processos internos/externos da empresa, além de simulações, análises produtivas, entre outras especificações.

Abaixo listamos as melhores áreas para trabalhar dentro da administração. Confira agora as especialização que estão em alta.

Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas

O novo modelo de mercado percebeu a necessidade da organização em alinhar de forma clara suas estratégias, definindo uma administração capaz de criar um amplo envolvimento e participação de seus colaboradores, inserindo a ideia de pertencimento.

A fragilidade gerada em um ambiente turbulento e mutável fez nascer a ideia de estimular um compromisso com a força de trabalho, desenvolvendo uma comunicação aberta e um respeito mútuo. Caso o contrário,a produção como um todo poderia ser afetada.

É aqui que entra a atividade voltada para a Gestão de Pessoas, sendo fundamental um gestor criar novas formas organizacionais em torno de equipes e processos. Quem atua nessa área possui um papel estratégico para diminuir a rotatividade e a desmotivação de seus colaboradores.

Esse profissional é capaz de identificar limitações de quem trabalha com ele e melhorar sua capacidade. Sabe identificar talentos e retê-los na empresa, formando uma equipe comprometida e inovadora. Isso é uma vantagem competitiva no mercado.

São esses diferenciais que fazem do curso de Gestão de Pessoas uma especialização em destaque. O profissional adquire no curso competências sobre coordenação de equipe, gestão de talentos, remuneração estratégica, conflitos e negociações, motivação, recrutamento e seleção, entre outras habilidades.

Administração e Gestão Pública

Administração e Gestão Pública

Quem se especializa em Gestão Pública busca assegurar a resolução de necessidades coletivas variadas na esfera municipal, estadual e/ou federal. Esse profissional tem um claro entendimento sobre as responsabilidades do Estado na gestão de políticas públicas e da própria estrutura governamental.

O principal objetivo de quem atua nessa área é interesse público, focado nos fundamentos constitucionais da impessoalidade, moralidade, legalidade, eficiência e publicidade, aplicados a uma administração efetiva.

Quem trabalha como gestor público tem como responsabilidade avaliar programas e políticas públicas, planejar, assessorar processos deliberativos e coordenar ações, sendo um provedor de serviços públicos.

Há uma grande exigência relacionada a questões de ética e responsabilidade, em termos políticos, econômicos, ambientais e sociais. Isso tudo é trabalhado dentro do curso de especialização, formando um profissional que saiba preparar e executar estudos científicos e técnicos, voltados para a melhoria da gestão pública.

A área da Gestão Pública está em constante expansão, devido aos inúmeros projetos sociais desenvolvidos pelo Estado, entidades paraestatais, não governamentais e fundacionais, permitindo o aumento de agências reguladoras.

Gestão de Logística Empresarial

Administração e Gestão de Logística Empresarial

A função de logística bem realizada engloba quatro questões ao longo da cadeia de suprimento, dividida em quatro grupos. São eles o dos fornecedores; o de empresas manufatureiras, responsáveis por transformar matéria-prima em produto final; o terceiro grupo responsável pelos centros de distribuição e entregar os produtos/serviços ao quarto grupos, sendo este os consumidores finais.

Essa logística envolve algumas características que são fundamentais quando pensamos em estratégias, principalmente no impacto de funções dentro de uma organização. Aqui surgem alguns objetivos conflitantes, como aumentar as vendas diminuindo custos e barateando os produtos, ou aumentar o nível de serviço com um acréscimo nos custos mas em curto prazo.

Por isso a necessidade de um profissional formado em Gestão de Logística Empresarial. Ele busca a melhor forma de gerir a cadeia de suprimentos da empresa onde atua, tendo um olhar aguçado para manter um estoque com segurança e melhorar a entrega de produtos.

Com essa análise crítica ele consegue desenvolver um diferencial competitivo para a sua empresa, desenvolvendo uma boa administração.

Gestão Estratégica de Marketing

people-3370833_640

O Marketing veio para estimular as empresas a pensarem novas formas de se relacionarem com o seu público alvo, envolvendo todos os seus setores para trabalharem de forma integrada dentro de um mesmo objetivo.

Cada vez mais as empresas investem nesse setor como forma de fortalecer sua marca e agregar valor ao seu produto ou serviço, sendo uma forma de também valorizar sua administração.

Para Philip Kloter, clássico autor da área, “Marketing é a arte de criar valor genuíno para os clientes. É a arte de ajudar os clientes a tornarem-se ainda melhores”.

O curso de Gestão Estratégica de Marketing busca capacitar o profissional para entender as diversas relações que uma empresa possui e, a partir disso, traçar estratégias que potencializem as vendas.

O gestor de Marketing desenvolve essas estratégias buscando novas táticas que possibilitam o estreitamento de suas relações a longo prazo.

Esse profissional é o maior responsável por identificar mudanças significativas do ambiente, monitorando tendências e pesquisando oportunidades, revendo e adaptando estratégias para enfrentar novos desafios e oportunidades de mercado.

Gestão em Saúde Pública

computer-3343887_640

A demanda de atendimento na saúde pública cresce de forma exorbitante, sendo fundamental a administração de materiais, gastos e processos com uma supervisão rigorosa de ações, como forma de cooperar com a qualidade de vida e com o desenvolvimento social.

O profissional que trabalha com Gestão em Saúde Pública está envolvido nesse denso processo administrativo, focado em gestão estratégica de resolução. Ele desenvolve várias atribuições que contribuem com a necessidade dos usuários do Sistema Único de Saúde.

A pessoa que se especializa em Gestão em Saúde Pública irá desenvolver e monitorar planos de ação, modelos de atenção, analisar recursos e gerenciar custos, realizar programas em saúde e elaborar políticas para averiguar a viabilidade dos planos de saúde.

Também vai realizar gestão de pessoas e de serviços da saúde pública, podendo atuar nos três níveis de atenção à saúde.

———-

Gostou de conhecer melhor as especializações em administração que estão em alta? O INE oferece todos esses cursos de pós-graduação, com preços bem mais acessíveis e alta aprovação pelo MEC. Aproveite para também conhecer todos os nossos cursos de pós-graduação.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *