Você no treinamento desportivo

3 Minutos de Leitura
Read Time3 Minute, 3 Second
A prática de esportes e atividades físicas, dentro e fora das escolas, é um grande incentivo para o desenvolvimento integral do indivíduo. O treinamento desportivo estimula as pessoas a lidarem tanto com as suas necessidades, desejos e expectativas, como também de seus pares.
O Treinamento Desportivo reúne uma série de métodos e técnicas, capaz de conduzir uma pessoa à plenitude física, técnica, psicológica e social, estimulando cada pessoa a mostrar seu potencial.
Na educação, o treinamento desportivo contribui para o desenvolvimento de crianças e adolescentes  na sociedade, auxiliando desde a criação de hábitos saudáveis até seu desenvolvimento fisiológico e psíquico.
O esporte não só amplia as experiências de um indivíduo, como também ajuda a criar obrigações, lidar com os deveres, estimula o lado físico e intelectual e desenvolve a capacidade de integração social.

Benefícios

tenis cardaço
Quais atividades físicas você pratica? Quais esportes você gosta? Você já observou como o seu corpo e sua mente reagem antes e depois de um exercício físico?
Quando nosso corpo está se exercitando, é como se uma fábrica de química começasse a trabalhar dentro de nós, produzindo substâncias ativas e altamente eficazes. Essas substâncias ajudam a reduzir o nível de gordura em nosso corpo, enquanto também atuam para melhorar o desenvolvimento muscular e o rendimento corporal.
Logo após a atividade física sentimos diversas mudanças, provocadas por hormônios que são liberados em nosso corpo como a testosterona, serotonina, adrenalina, dopamina, cortisol e endorfina.
Estes hormônios são capazes de provocar diversas reações, como de relaxamento, sensação de bem-estar e de prazer, aumenta a concentração, a rapidez mental e melhora o sono. Todos esses efeitos se prolongam à medida em que a frequência da atividade física aumenta e se mantém.

Treinamento Desportivo

treinadora
Todos esses benefícios do exercício físico, citados até aqui, são sem sombras de dúvida um estímulo para a saúde física e mental.
Mas, para evitar que alguém cometa excessos – e sofra as consequências de uma atividade feita de forma desmedida, é importante também  frisar a importância de um profissional capacitado, para orientar e auxiliar essa atividade.
Seja um esporte ou uma mera caminhada, o educador físico focado no treinamento desportivo avalia uma série de fatores que estão ligados à capacidade física de cada atleta.
Força, resistência, coordenação, descontração, agilidade, velocidade, equilíbrio. Tudo isso deve ser levado em consideração durante um treinamento, evitando o desgaste do corpo, uma desidratação ou qualquer sequela que possa surgir a partir de um mal treino.
O professor de educação física ou treinador desportivo focado em atletas, avalia diversos fatores para a prática de exercícios de forma saudável. Observam seu aluno como uma pessoa única, com necessidades e limitações específicas, mesmo que seu objetivo seja uma preparação para uma competição.
No caso do educador físico, sua preocupação central sempre é a aprendizagem e o desenvolvimento global e equilibrado, focando não apenas no resultado final, mas em todo desenvolvimento que cabe nesse processo.
Não é apenas um treino físico. Trabalhar a parte cultural e psicológica também é fundamental, como a perseverança, o acreditar, a cooperação e a união. Essas questões são trabalhadas como um processo educativo voltado para o pleno desenvolvimento da cidadania no futuro próximo.
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *