Conheça os desafios de um psicopedagogo

3 Minutos de Leitura
Read Time3 Minute, 31 Second

A Psicopedagogia é a profissão ideal para quem se interessa pelo processo de aprendizagem humana, sua construção e metodologia. É uma ciência onde o psicopedagogo integra psicologia e pedagogia, ao mesmo tempo em que envolve uma multiplicidade de áreas de conhecimento, como antropologia, sociologia, neurologia e psicolinguística.

Esse profissional busca auxiliar o modo que as pessoas assimilam, processam e compreende informações. É responsável pelo processo de aprendizagem e possíveis melhorias que podem acontecer, garantindo e facilitando a compreensão do que é estudado.

Os desafios de um psicopedagogo estão na análise e no entendimento das necessidades individuais de cada aprendiz e suas possíveis dificuldades de desenvolvimento intelectual. Saber identificar distúrbios,  transtornos e/ou dificuldades que um aluno pode apresentar requer empenho e atenção.

Desenvolver uma metodologia aplicável, capaz de prevenir ou corrigir dificuldades de aprendizagem  e melhorar o desempenho de um aluno, também é um desafio do dia a dia do psicopedagogo.

É por isso que decidimos descrever aqui como é o trabalho de um psicopedagogo, o que ele faz e o que lhe motiva a prosseguir na profissão. Confira!

Os desafios de um psicopedagogo

As dificuldades de aprendizado afetam mais pessoas do que se pode imaginar. Às vezes pode se manifestar como algo leve ou superficial, onde só com um diagnóstico preciso de um profissional competente irá apontar o acompanhamento ideal.

As causas da dificuldade de um aluno podem ser diversas, surgindo a partir de um problema emocional, social, físico ou mental. A atuação do psicopedagogo é de suma importância na hora de analisar e promover o tratamento, evitando um diagnóstico equivocado.

Identificar um transtorno na hora certa pode evitar atrasos e impactos na vida acadêmica de um aluno. Por isso é importante a figura de um psicopedagogo durante a aprendizagem, assessorando e esclarecendo uma escola sobre quais aspectos devem ser adaptados, mudados ou melhor trabalhados durante o ensino e a aprendizagem de um determinado alunos.

Esse profissional contribui para o aperfeiçoamento não só do aluno, como também da instituição de ensino, ajudando na organização da instituição, na metodologia de ensino, na relação entre professor, aluno e colegas, na linguagem usada pelos professores, dentre diversas outras questões.

Distúrbios de aprendizagem

Os distúrbios de aprendizagem podem derivar de um transtorno emocional. Geralmente esse transtorno é visto como uma experiência negativa de ausência ou excesso de estímulo, prejudicando a saúde e causando uma dificuldade no desenvolvimento intelectual.

Acontece que nenhum ser humano funciona sem estímulo e desafio. Esses dois fatores são parte de uma vida normal, movida por excitação, motivação e incentivo, da mesma forma que o sofrimento e a ansiedade.

O transtorno deriva do conflito entre o desafio enfrentado e a confiança que temos em nossa habilidade de lidar com esse desafio, podendo o transtorno ser acumulativo.

O acúmulo de transtornos é capaz de gerar emoções como ansiedade e tensão, sendo prejudiciais para o aprendizado e dificultando o raciocínio claro, refletindo até mesmo no comportamento.

Os distúrbios de aprendizagem mais vistos nas escolas é a Dislexia, a Discalculia, a Disgrafia, o Autismo e o TDAH.

Lidando com distúrbios de aprendizagem

Quando se tem um caso que expõe distúrbios de aprendizagem é imprescindível o acompanhamento de um psicopedagogo. Somente esse profissional é capaz de lidar e atender às necessidades desse aluno e solucionar seu problema.

As causas, variações e sintomas dos transtornos de aprendizagem são muitos e merecem a atenção e dedicação de todos os envolvidos nesse processo, desde o professor até os pais e principalmente o psicopedagogo.

Não tem como oferecer uma fórmula pronta para ser aplicada de um modo geral, já que cada caso tem sua necessidade e suas especificidades. Após o diagnóstico, o psicopedagogo busca trabalhar o problema que o aluno apresenta, de forma a impulsionar o seu desenvolvimento acadêmico.

O psicopedagogo, portanto, desenvolverá um trabalho de compreensão do aluno dentro de sua condição. Tem o propósito de ajudá-lo a reencontrar seu caminho, estimular a superar dificuldades e garantir um desenvolvimento harmônico.

1 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *