Leitura: 5 livros que todo educador precisa ler!

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 35 Second

Se ligue nessas dicas de leitura!

O livro é a melhor companhia de um educador. É dele que vem diversas ideias e inspirações para um professor repensar seu modo de dar aula. Por esse motivo, é essencial que os profissionais da educação estejam sempre em contato com a leitura.

Independente da leitura, o que importa é sempre manter a mente ativa para. Pensando nisso, listamos 5 livros que todo educador precisa ler.

Essas obras literárias irão contribuir com a sua prática pedagógica, ajudando a criar novas formas de lidar com seus alunos e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.

Confira aí!

Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire

Paulo Freire é um dos pedagogos mais conceituados no Brasil. Suas obras oferecem reflexões sobre como o professor pode criar melhorias dentro da sala de aula. Em “Pedagogia da Autonomia”, Freire tem essa pegada sobre o ato de educar. Ele questiona o desempenho e a relação entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem.

A alegria de ensinar – Rubem Alves

O célebre Rubem Alves sempre expressa sensibilidade quando aborda temas da área de educação, pois é um grande crítico do ensino tradicional. Nesse livro, Alves trata do contexto escolar através de crônicas, colocando os professores como seres imortais. Enfatiza que, o que se ensina para os alunos, será levado para sua vida.

A Prática educativa: Como ensinar – Antoni Zabala

O livro de Antoni Zabala é um clássico da Pedagogia. É um bom começo para quem está iniciando a carreira de professor, abordando o planejadores e organizadores dos conteúdos de ensino.

Zabala também fala da gestão do tempo e do espaço da sala de aula através de pautas e orientações justificadas pela função social do ensino e pela concepção dos processos de aprendizagem.

Educar na esperança em tempos de desencanto – Chico Alencar e Pablo Gentili

Em uma rotina que muitas vezes tem obstáculos, o desencanto predomina na educação e os professores não encontram motivação para seguir ensinando. Nesse cenário, esse livro aparece como uma inspiração.

Com uma dose de ânimo, ele questiona o real sentido do papel do professor. Discute o “apartheid” educacional e defende a formação ética.

Psicopedagogia e realidade escolar – Beatriz Scoz

Muitas vezes os professores não sabem lidar com a dificuldade de alguns estudantes em aprender. Acontece até de agirem de forma inapropriada para tentar contornar esses problemas.

Como é possível propor a melhor maneira, para escola, professor e aluno? É o que tenta explicar a escritora Beatriz. Vale a leitura.

A prática didática é uma atividade ao mesmo tempo nobre e desafiadora, já que a construção de conhecimento depende da interação entre professores, alunos e ambiente. Todas essas obras mostram que a leitura pode e deve ser utilizada, portanto, como um instrumento de aperfeiçoamento e reflexão.

Esperamos que esses livros sejam portas de inspiração e reflexão sobre novas formas de ensino, estimulando alunos a querer e gostar de aprender.

 

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

1 Comentários

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *