Por que acompanhar as tarefas escolares?

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 25 Second

As tarefas escolares, mais conhecida como “dever de casa” ou “para casa”, é uma importante lição pedagógica. Ela auxilia o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a fixação e retenção do conteúdo estudado, além de ser um reforço e uma prática.

A rotina escolar é repleta de tarefas escolares. Muitas vezes, os estudantes ficam com os seus dias sobrecarregados em função delas. Além de fazer o “para casa”, eles também precisam estudar para provas e fazer trabalhos.

Em meio a essas atividades, se não houver um acompanhamento do desempenho desses alunos, tanto por parte da escola como por parte da família, esse aprendiz pode não ter um rendimento positivo e acabar perdendo o tempo dedicado aos estudos.

Nossos futuros agentes propositores de mudanças, podem se perder com facilidade diante do excesso de conteúdo que precisam compreender. Fora que há vários desafios durante essa jornada, no que diz respeito ao entendimento das atividades. Muitas vezes as tarefas devem ser feitas a partir de pesquisas e precisam de manusear materiais.

É por isso que acompanhar as tarefas escolares é tão importante. É preciso estimular esse aluno e amenizar a pressão diante dos estudos. Para isso é bom desenvolver um trabalho em conjunto com toda comunidade escolar.

As tarefas escolares também favorecem o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da ciência. O aluno passa a perceber que é preciso se esforçar para alcançar metas. Esse fator é positivo não só para o seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, como também para o amadurecimento do estudante como cidadão.

Como posso ajudar meu aluno nas tarefas escolares?

Como toda atividade realizada dentro da sala de aula, o dever de casa também precisa ser bem planejado. O legal é não repetir os conteúdos vistos durante as aulas, e sim propor atividades articuladas com o conteúdo. Dessa forma você o estimula a desenvolver seu raciocínio.

Propor atividades diferenciadas, que tenham compatibilidade com as características dos alunos da turma, ou até mesmo algo que seja mais individual para quem tenha mais dificuldade, também pode ser uma boa ideia para motivar os estudantes a fazer com mais empenho as tarefas escolares.

Quando o assunto é o apoio familiar, deve-se saber falar das obrigações escolares do aluno com os seus pais. A realidade de cada um pode ser bem diferente, e transferir a responsabilidade não irá ajudar no desenvolvimento desse aluno.

Mesmo que os pais já tenham o conhecimento do que é ensinado dentro da sala de aula, a tarefa de ensinar é do educador. É bom esclarecer que o dever de casa não precisa estar correto. Caso ao contrário, o professor não saberá quais são as dificuldades do aluno. Os pais devem dar suporte e orientação para que seus filhos consigam executar a tarefa, mas nunca corrigir ou fazer.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *