Para-casa: Dicas de como ajudar a desenvolvê-lo

2 Minutos de Leitura
Read Time3 Minute, 3 Second

As tarefas escolares, mais conhecidas como para-casa, tem um objetivo crucial no processo de ensino-aprendizagem do estudante. É através dos para-casa que acontece o reforço daquilo que é aprendido dentro da sala de aula.

Quanto mais reforçamos aquilo que estamos aprendendo, mais esse conteúdo fixa em nossas mentes. É devido a isso que se faz necessário criar na rotina dos nossos filhos o compromisso com as tarefas escolares.

Além disso, é através do acompanhamento das tarefas escolares que saberemos o rendimento desse aluno. Esse acompanhamento é necessário para sabermos se nosso filhos estão conseguindo acompanhar o conteúdo escolar.

O para-casa é uma atividade que serve até mesmo de alerta para os pais. Através dessa atividade pode ser avaliado se o aluno necessita de uma aula de reforço, de uma atividade extra ou até de algum jogo que trabalhe sua capacidade de aprendizagem.

Mas, atenção. Acompanhar não significa facilitar ou pressionar. Desenvolver o raciocínio lógico, em cima do que está sendo estudado, é dever daquele que está aprendendo.

Alguns pais, por pressa,cansaço ou falta de paciência, acabam facilitando para os filhos seu dever de casa. Alguns até mesmo não aceitam o erro, pensam que essa tarefa precisa chegar na escola totalmente correta, mas não é bem assim.

O para-casa é uma tarefa para o aluno se desenvolver no processo de aprendizagem. Ele ajuda a criança ou adolescente a desenvolver sua disciplina e estimula sua memória.

É por isso que resolver dar dicas de como ajudar a desenvolver o para-casa junto de seu filho. atente-se a cada uma delas, pois farão toda a diferença para o rendimento do aluno.

O para-casa

O acompanhamento das lições de casa ajuda a família a compartilhar os conhecimentos com seus filhos. Manifestar esse interesse pela vida escolar de seus filhos é uma forma de incentivá-lo e mostrar a ele o valor da tarefa executada. Reservar um momento para essas atividades é importante para:

  1. Averiguar se a tarefa está de fato sendo feita, de modo a reforçar a responsabilidade;
  2. Avaliar se a tarefa está sendo feita com capricho e organização, ou se faltou empenho;
  3. buscar sempre elogiar, motivar e estimular o esforço feito para a sua realização, tratando dos erros e acertos.

Dicas de como ajudar a desenvolver o para-casa

Vale lembrar que, para que tudo ocorra conforme o planejado, não pode faltar a ajuda e o incentivo dos pais. Os professores contam com isso para que o para-casa não seja feito “pelos cocos” ou, até mesmo, que não seja entregue.

Por isso, confira essas dicas de como ajudar a desenvolver o para-casa:

  • Primeiro: Determine um horário para fazer o para-casa. Essa tarefa não deve ser vista como uma obrigação, e sim como algo que faça parte da rotina do aluno;
  • Segundo: A tarefa escolar deve ser feita em um ambiente tranquilo e confortável, longe de distrações;
  • Terceiro: Observe se é necessário acompanhar de perto a tarefa escolar ou se seu filho precisa apenas de um suporte rápido. Dessa forma você estimula a autonomia do seu filho;
  • Quarto: Incentive seu filho a sempre exercer seu raciocínio e a refletir sobre o que está estudando;
  • Quinto: Quando a tarefa estiver concluída, é bom verificar junto de seu filho se tudo foi feito de forma organizada para entregar ao professor;
  • Sexto: Estabeleça horários tanto para a obrigação como para a diversão. Ter hora  para utilizar o vídeo game, televisão e computador ajudará seu filho a entender que a vida requer planejamento.

 

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *