Conheça as 8 características mais procuradas em um educador

3 Minutos de Leitura
Read Time3 Minute, 36 Second

O educador é um grande estudioso das teorias e técnicas de ensino e aprendizagem. Ele pode atuar em diversas áreas: instituições de ensino, órgãos públicos ligados à educação, empresas produtoras de conteúdo para ensino a distância, treinamento e coordenação em empresas privadas, entre outros.

Apesar de sua área de atuação ser abrangente, o que proporciona uma carreira promissora, as características mais procuradas desse profissional são as mesmas, independente de onde ele atuará. Conheça as 8 características mais procuradas em um educador no post de hoje:

1. Sensibilidade social

Diante dos processos de exclusão e de privilégio presentes na realidade educacional, o educador deve ter uma sensibilidade social para perceber como os prejuízos dessa realidade impactam na sociedade, de modo a adequar seus métodos para que fique acessível e seja eficaz a todos.

2. Senso crítico

O senso crítico ajuda do educador no entendimento dos vários aspectos que envolvem o ensino em sala de aula. Dessa forma, não há espaço para ingenuidade, crenças e fanatismos em torno de reflexões.

A capacidade crítica do profissional de educação é voltada também para os projetos sociais e as consequências de sua atuação neles, vislumbrando a transformação social com base na educação.

3. Consciência histórica

A realidade social é o reflexo de uma série de causas históricas. O educador deve compreendê-las e saber fazer a conexão dos eventos históricos e suas consequências na atualidade para que esse conhecimento seja passado aos alunos. Cabe a ele ser um sujeito crítico e comprometido, principalmente com quem não tem as mesmas oportunidades e condições sociais.

4. O educador precisa saber trabalhar individualmente e em grupo

Sociedade significa coletividade, porém, uma de suas principais características é o caráter individualista. O profissional de educação deve superá-lo, tanto na sociedade quanto na escola, promovendo entre os alunos as ações que estimulem a cooperação, a solidariedade, a responsabilidade, a seriedade, o comprometimento e a preocupação com o próximo.

5. Atitude investigadora

O profissional de educação deve ter uma atitude investigadora diante dos problemas da sociedade, para apresentá-los aos alunos de maneira detalhada — permitindo que cada um crie o seu próprio senso crítico. O profissional de educação deve também participar ativamente da realidade em que vive, propondo soluções que visem a responsabilidade social.

6. Capacidade de produção científica

Os aspectos básicos da pesquisa para produção científica devem ser dominados pelo profissional de educação. A produção científica é fundamental para promover a socialização do conhecimento, alcançando um número maior de pessoas em seu trabalho. Por meio dessa atitude, é possível compartilhar com outros profissionais ideias que deram certo e incentivá-los a fazer o mesmo.

7. Domínio das habilidades, técnicas e conhecimentos pedagógicos

Todas as tecnologias da aprendizagem a favor do processo pedagógico devem ser dominadas: habilidades, técnicas e conhecimentos. Quem ensina deve saber relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, buscando formas diferentes de ensinar aos seus alunos. As matérias ensinadas durante as aulas devem ser aplicadas de forma interdisciplinar, facilitando a compreensão do aluno. Da mesma forma, essas disciplinas devem ser ensinadas de acordo com as diferentes fases do desenvolvimento humano.

8. Saber planejar ações

Saber planejar ações é essencial para o educador, pois isso norteia seu caminho e o faz optar por alternativas que o levem a transformar a realidade com base em uma necessidade identificada.

O profissional de educação estuda as teorias de ensino e aprendizagem, viabilizando sua atuação em diversas áreas da Educação. Ele pode atuar do ensino infantil ao médio, da gestão de escolas à coordenação de treinamentos em empresas. Quem deseja seguir carreira como pedagogo, encontra nesse texto os requisitos para encontrar o caminho rumo ao sucesso profissional.

Assine agora mesmo o Boletim Informativo do Instituto Nacional de Ensino, receba em seu e-mail nossas atualizações e fique por dentro de todas as dicas voltadas para o universo da educação e do conhecimento.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *