Dia do Pedagogo: quais as oportunidades no mercado de trabalho?

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 27 Second

Além de comemorar o Dia do Pedagogo, hoje é possível celebrar as diversas chances que essa área oferece no mercado de trabalho.

Os pedagogos são considerados os pilares da sociedade, porque um país não consegue se desenvolver sem bons professores.

Dados do Censo da Educação Superior mostra que o curso de Pedagogia é uma das licenciaturas com maior número de alunos matriculados.

A profissão está em constante transformação e sua atuação vai além das salas de aula. Confira as várias áreas que o profissional tem para atuação:

Educação

Desde o fim da década de 1990 o Governo Federal investe na formação de pedagogos e no incentivo a profissão, pois reconhece a importância de estimular os profissionais a atuarem na área de educação.

Consultoria, coordenação e secretarias de ensino são apenas alguns exemplos das possibilidades que esse profissional tem no segmento educacional.

Com a forte preocupação que as empresas apresentam nessa área, o profissional de pedagogia tem sido bastante requisitado em organizações privadas também.

A Educação Especial e o Ensino para Jovens e Adultos são outras boas oportunidades de atuação no mercado que o pedagogo encontra, pois é ele quem conhece as abordagens pedagógicas específicas para cada situação e poderá ajudar esse tipo de público.

Recursos Humanos

Atualmente, a área de Recursos Humanos tem oferecido muitas oportunidades para pedagogos, pois eles contribuem no auxílio de vários fatores que envolvem os colaboradores da empresa.

Um bom exemplo disso é a condução de um bom relacionamento entre os membros da empresa por meio de ações pedagógicas que geram harmonia e estimulam a produtividade.

Assim, por meio da Pedagogia Empresarial é possível o profissional atuar no ambiente das organizações com questões que envolvem o planejamento, capacitação e desenvolvimento das equipes que integram a empresa.

Treinamentos

Indústrias e empresas de grande porte demandam de pedagogos para a área de treinamento junto aos colaboradores.

As políticas de formação interna e as metodologias mais eficientes para o aprendizado do público de cada empresa são definidas pelo profissional.

As soluções práticas para otimização da produtividade profissional devem ser identificadas e oferecidas por ele nos treinamentos internos da organização.

Consultoria pedagógica

É ampla a área de atuação, porque o pedagogo pode realizar consultoria em editoras, empresas, escolas, organizações do terceiro setor ou qualquer outro tipo de projeto voltado para a educação e formação de equipes de trabalho. Porém, essa atividade necessita de especialização, experiência e uma vasta rede de contatos.

Portanto, celebre o Dia do Pedagogo para investir em sua carreira profissional, aproveite as diversas possibilidades que o mercado de trabalho tem a oferecer para você e comente neste post sobre alguma experiência que considera válida em sua profissão.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *