História e cultura afro-brasileira: 5 filmes para usar nas aulas

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 19 Second

Com a aprovação da lei nº 10.639, que torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira nas escolas, é importante que o professor saiba a melhor forma de trabalhar o tema com os estudantes.

Para isso, os filmes são uma ótima opção de abordagem da História e da Cultura Afro-Brasileira em sala aula. Confira os 5 filmes que selecionamos para ajudar você nessa tarefa:

1- Tainá 3 – A Origem

Indicado para trabalhar com alunos do ensino fundamental, o filme “Tainá 3 – A Origem” é uma boa opção para ensinar a cultura indígena e contribuir para que os alunos possam refletir sobre a diversidade cultural brasileira.

2- Vista a Minha Pele

Recomendado para trabalhar com adolescentes de idade entre 12 e 16 anos, o filme “Vista a Minha Pele” é um material inspirador para debater sobre racismo e preconceito em sala de aula.


Na história do filme os negros são a classe dominante e ocorre a escravidão dos brancos. Além disso, há a inversão entre os países, a Alemanha e a Inglaterra são considerados países pobres e a África do Sul e Moçambique ricos.

3- Uma História de Amor e Fúria

Quem atua com estudantes do ensino médio pode usar o filme “Uma História de Amor e Fúria” para tratar de assuntos como a colonização portuguesa e a história do Brasil.


No enredo da animação, os personagens principais percorrem épocas históricas do Brasil que retratam a escravidão, a exploração portuguesa e a ditadura militar.

4- O que é movimento negro

Para aulas ou debates sobre a história dos negros no Brasil o filme “O que é movimento negro” é bem didático e com linguagem acessível. Ele apresenta imagens de manifestações políticas e culturais dos negros no país.

5- A Boca do Mundo – Exu no Candomblé

Esse documentário pode ser trabalhado com estudantes dos estágios finais do ensino fundamental ou do ensino médio. Ele apresenta cenas do cotidiano de integrantes do terreiro do Rio de Janeiro e busca descolonizar a imagem construída da divindade Exu, por meio do discurso de pessoas importantes da memória religiosa afro-brasileira.

Com todas essas dicas já está pronto para inserir filmes nas aulas de História e Cultura Afro-Brasileira?

Aproveite essa lista de filmes para aliar entretenimento e conhecimento na sala de aula. Ensinar História e Cultura Afro-Brasileira de forma a conquistar a atenção dos estudantes vai além de cumprir uma norma, é uma maneira de contribuir para a evolução da educação brasileira.

Você já tem o hábito de usar filmes para enriquecer suas aulas? Deixe nos comentários quais filmes já assistiu e recomenda.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *