Como elaborar o plano de atendimento educacional especializado?

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 26 Second
[vc_row][vc_column][vc_column_text] O plano de atendimento educacional especializado deve ser feito para atender as necessidades educativas dos alunos com deficiência. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) usa o plano por meio da Sala de Recursos Multifuncional para complementar a escolarização dos alunos da rede pública que apresentam alguma necessidade educacional especial. Dessa forma, ele é uma importante ferramenta para que o aluno desenvolva os seus aspectos cognitivos, sociais e intelectuais. Você tem dúvidas de como elaborar o plano de atendimento educacional especializado?

Veja as dicas para que ele seja feito de forma eficiente:

Os objetivos, metas e estratégias que serão utilizadas devem ser apresentadas para atingir o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. É importante incluir dados de identificação, diagnóstico das dificuldades do aluno, informações da escola, as adaptações e materiais didáticos usados.  

Quem deve ajudar no plano de atendimento educacional especializado?

  • professor que atua no apoio;
  • professores das disciplinas;
  • equipe pedagógica;
  • profissionais externos que acompanham o desenvolvimento do aluno;
  • familiares.
Todas essas pessoas e profissionais são peças fundamentais para ajudar na elaboração do plano de atendimento educacional especializado. Por isso, converse com eles e colete as informações para que o seu plano ajude da melhor forma o aluno.

Importância do relatório da avaliação psicoeducacional

Antes de elaborar o plano é importante que você verifique as informações do relatório da avaliação psicoeducacional no contexto escolar. Além disso, faça a revisão contínua levando em consideração o desenvolvimento e aprendizagem do aluno.

Detalhes essenciais para o plano de atendimento educacional especializado

Monte um plano de ação com as atividades, tempo de duração, resultados esperados, resultados atingidos e observações complementares. Todos os detalhes e informações são bem-vindos. Por isso, inclua tudo o que for possível acrescentar do aluno no documento.

Confira o modelo dos tópicos que você poderá abordar:

I – Dados de identificação: Unidade Educacional: Aluno (a): Nascimento: Idade: Ano: Turma: Turno: Pais ou responsáveis legais: Diretor: Pedagoga: Professora Regente: Professora de Apoio: Diagnóstico: Uso de medicação: (  ) Não ( ) Sim – Qual: Atendimentos clínicos: ( ) Não (  ) Sim Quais atendimentos clínicos: II – Organização do AEE Data da matrícula no AEE: Composição do atendimento: ( ) Grupo ( ) Individual Turno: (  ) Manhã ( ) Tarde Horário: Quantas vezes na semana: III – Resumo do estudo de caso IV – Diagnóstico do aluno (a) V – Objetivos do plano do AEE VI – Conteúdo e encaminhamento Áreas de Desenvolvimento: Funções Psicológicas Superiores: Área Psicomotora: Afetividade: VII – Atividades a serem desenvolvidas VIII – Acompanhamento e avaliação dos resultados diante dos objetivos do plano AEE Já elaborou um plano de atendimento educacional especializado? Comente como foi realizar essa tarefa e sugira dicas para outros profissionais.   [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *