3 dicas sobre didática do ensino superior

2 Minutos de Leitura
Read Time1 Minute, 58 Second

“O professor domina a matéria, mas não sabe passá-la para a turma.” Quem nunca ouviu comentários assim? Para quem se tornou professor e pretende não ser alvo disso, busque aprender mais sobre a didática do ensino superior.

Estudiosos da área apontam que os principais elementos da ação didática são:

  • professor;
  • aluno;
  • conteúdo;
  • contexto;
  • estratégias metodológicas.

Além disso, especialistas consideram que o professor saiba sobre conhecimento pedagógico geral, como organização do tempo e planejamento de conteúdo.

Veja as dicas sobre didática do ensino superior para trabalhar melhor em sala de aula:

Estratégias de ensino

É necessário criar estratégias de ensino e para isso algumas questões devem ser respondidas. Veja abaixo algumas perguntas:

  • qual o objetivo da situação de ensino?
  • o que se quer que o outro aprenda?
  • qual conteúdo será trabalhado?
  • quais as características dos alunos?
  • qual o espaço físico disponível?
  • qual o tempo disponível para o processo de ensino e aprendizagem?

Após responder essas questões é possível desenvolver as estratégias de ensino relacionadas ao objetivo que foi determinado e as características dos alunos.

Uso de jogos na didática do ensino superior

O uso de jogos apresenta um grande potencial educativo e pode ser considerado como um método inovador na didática no ensino superior.

Nesse tipo de método, os principais benefícios são:

  • uso do raciocínio para encontrar respostas;
  • utilização do desenvolvimento afetivo, social, motor e cognitivo;
  • desperta a motivação dos alunos para aprender.

Método da descoberta

Nesse tipo de ação são propostas situações de observação e experiência para os alunos.

Dessa forma, a experiência do aluno é valorizada e o ensino volta-se para a descoberta de problemas e soluções.

Portanto, foge dos métodos tradicionais de transmissão de conhecimento e transforma o aluno no principal responsável pelo aprendizado. Ele participa de forma ativa no processo e na solução de problemas.

Aproveite essas sugestões e coloque em prática em suas aulas para melhorar a sua didática  do ensino superior.

Deixe nos comentários como foi a experiência e os resultados positivos que obteve com a sua turma. É sempre bom compartilhar conhecimento.


0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *