Atendimento Educacional Especializado: quais os benefícios?

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 33 Second

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Permitir o acesso à educação dos alunos de acordo com suas necessidades específicas e gerar uma experiência enriquecedora para os profissionais de educação. Esses são apenas alguns dos diversos benefícios que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) proporciona aos envolvidos.

Veja as outras vantagens do Atendimento Educacional Especializado:

Atividades diferenciadas

As atividades realizadas no Atendimento Educacional Especializado são diferentes daquelas desenvolvidas na sala de aula comum.

Um professor de educação física, por exemplo, pode se unir ao profissional do AEE ao criar atividades motoras e corridas de revezamento para ajudar na inclusão  de um aluno com autismo.

Além disso, programas de enriquecimento curricular, ensino de linguagem e códigos específicos de comunicação são outros tipos de atividades oferecidas.

Evolução dos alunos

Outro benefício do Atendimento Educacional Especializado é o desenvolvimento da autonomia dos alunos, o favorecimento da compreensão dos conhecimentos que podem ser aplicados na vida diária, aquisição de habilidades pessoais e avanço na construção do conhecimento.

Atenção e atendimento às necessidades dos alunos

A sala de atendimento especializado é uma ferramenta de mediação da relação de aprendizagem em sala de aula regular com a ampliação das competências.

Dessa forma,  ela oferece um olhar sensível em relação aos alunos com deficiência. Enquanto que na sala de aula regular isso muitas vezes não acontece devido ao alto volume de alunos e atividades que os professores precisam desenvolver.

Quanto maior a interação melhor a qualidade

O dinamismo e a criatividade do professor de AEE ajudam no ensino-aprendizagem do aluno.

Além disso, o atendimento deve ser articulado com a proposta pedagógica do ensino comum e ambos devem manter a comunicação com o objetivo de criar estratégias eficientes para os alunos.

Quanto maior a interação mais benefícios as crianças poderão obter em relação à aprendizagem. Por isso, terá mais qualidade na inclusão e evita o isolamento do grupo.

Portanto, o professor do AEE deve apresentar propostas para o aluno interagir e assumir uma posição ativa no processo de aprendizagem.

Amadurecimento profissional

Os professores que trabalham no AEE também são beneficiados pelas experiências que adquirem com os alunos atendidos por eles.

A insegurança ao lidar com esse público também é trabalhada e o professor tem a oportunidade de crescer como cidadão e profissional.

Além do desenvolvimento que o profissional adquire com os alunos, o contato com outros professores do ensino regular também ajuda no amadurecimento profissional.

Portanto, aproveite esses benefícios da área de Atendimento Educacional Especializado para se aperfeiçoar como profissional e ajudar na promoção da inclusão escolar de alunos com deficiência.

Se tiver dúvidas ou experiências sobre esse tema não deixe de comentar no post. Todos têm a ganhar com o compartilhamento de conhecimento!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *