Desafios da educação indígena no Brasil

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 13 Second

Hoje há mais de 3 mil escolas indígenas no País, com aproximadamente 18 mil professores e 254 mil alunos matriculados. Com essa demanda cresce a cada dia a atuação de professores na educação indígena no Brasil.

Veja quais são os principais desafios enfrentados na educação indígena no Brasil:

Falta de professores especializados
Há poucos professores especializados em educação indígena. Por isso, há grande demanda por esse profissional.

Os cursos de pós-graduação em educação indígena a distância são uma ótima opção para quem pretende atuar nessa área.

Verifique as opções e busque se aperfeiçoar nessa tema para aproveitar as oportunidades profissionais.

Material didático insuficiente
O Censo Escolar de 2015 apontou que aproximadamente metade das escolas indígenas apresentam material didático apropriado para esse público.

Especialistas da área de educação analisam que muitos dos exemplos apresentados nos materiais didáticos não correspondem ao universo indígena.

Poucos recursos orçamentários
Ainda há várias questões escolares das comunidades indígenas que devem ser atendidas, principalmente, relacionadas ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio.

Além disso, os recursos orçamentários fazem parte dessa questão e influenciam por não atender completamente o ensino da população indígena.

Ausência de flexibilização das regras nas escolas
As escolas indígenas apresentam um número baixo de alunos e por isso acaba não sendo estruturada com espaços importantes como ginásios e quadras esportivas.

De acordo com o Censo Escolar de 2017, cerca de 30% das escolas indígenas não contam com espaço físico construído pelo governo.

Portanto, as aulas acontecem em locais improvisados como casas comunitárias e de moradores da região.

Dessa forma, é essencial que as regras das escolas tradicionais sejam flexibilizadas para receberem os alunos indígenas. Assim, eles poderão compartilhar do mesmo espaço e estrutura oferecida para os outros estudantes.

Legislação no Brasil

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) garante aos índios o acesso ao conhecimento por meio de uma educação especializada, com programas e currículos específicos para a comunidade.

Entretanto, na prática ainda há um grande caminho para atingir uma educação de qualidade e que atenda as necessidades da população indígena brasileira.

Assim, é necessário que os professores que desejem atuar na área de educação indígena busquem se especializar para que possam contribuir para ajudar a superar esses desafios.

Já teve boas experiências na área de educação indígena e quer compartilhar? Deixe seu comentário no post.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *