Educação musical nas escolas: como superar os desafios?

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A Lei 11.769 torna obrigatória a educação musical nas escolas no período da Educação Básica. Mas, na prática ela acontece de forma adequada? Quais os desafios enfrentados pelos professores?

Confira os principais desafios da educação musical nas escolas:

Ausência de espaço adequado

A falta de espaço apropriado para a realização das aulas é um dos problemas enfrentados pelos professores.

Dessa maneira, a arquitetura física do ambiente escolar não apresenta um isolamento acústico adequado para as aulas de música.

Além disso, há poucos recursos materiais para desenvolver as atividades musicais com os alunos.

Falta de horário para as aulas

A falta de horário para as aulas de música na grade regular prejudica também o trabalho desenvolvido.

Por isso, alguns professores realizam o trabalho com os alunos no contraturno das aulas. 

Assim, alguns estudantes não participam das atividades. O fato de não conseguirem estar na escola fora do horário normal das aulas ou não conseguirem chegar em um horário mais cedo atrapalha o trabalho.

Professores não especializados

Após a sanção da lei nº 11.769, a disciplina de ensino musical desenvolveu-se como uma das linguagens do ensino de artes.

Dessa forma, o professor de artes que não se especializou em música encontra problemas ao desenvolver atividades mais aprofundadas dessa área.

Como o profissional em sua graduação em Educação Artística não encontrou uma formação básica necessária para conduzir as aulas de música é necessário buscar uma pós-graduação que auxilie a superar esses desafio.

As pós-graduações a distância são uma ótima forma para ajudar a solucionar esse problema.

Dificuldade em valorizar a diversidade musical

Com o grande uso de aparelhos eletrônicos, em geral os estudantes escutam muita música. Mas, há um desprezo por outros gêneros musicais, como a música popular brasileira ou música erudita.

Portanto, é preciso construir um ambiente escolar adequado para o ensino da música.

Isso significa incluir em um projeto pedagógico as várias formas de se desenvolver a prática musical com os alunos.

Já criou algum projeto desse tipo na escola que você trabalha ou desenvolveu alguma atividade musical interessante? Compartilhe sua experiência nos comentários. A educação musical agradece!

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