Ensino a distância: benefícios e mitos

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 32 Second

Quer continuar os seus estudos e já pensou em fazer um curso EAD, mas ficou com dúvidas? O ensino a distância é a modalidade de estudo que mais cresce no Brasil e oferece diversos benefícios.

Apesar disso, algumas pessoas apresentam preconceitos sobre o universo do EAD. Veja quais os principais mitos e benefícios e comece a estudar com essa metodologia.

Ensino a distância: benefícios

Economia financeira
Ao realizar o seu curso em EAD você evitará gastos com transporte e alimentação.

Além disso, como os alunos usam pouco as instalações da faculdade os preços das mensalidades se tornam mais acessíveis. 

Conteúdo disponível
O material didático é disponibilizado na plataforma. Por isso, mesmo que aconteça alguns imprevistos no dia a dia, a modalidade EAD permite que você acesse o material de onde estiver.

Dessa forma, o material das aulas está sempre disponível. Por isso, é muito simples deixar em dia algum conteúdo que você tenha perdido.

Flexibilidade
Como você escolhe o horário e tem a opção de estudar do local que preferir o espaço e o tempo oferecem flexibilidade em um curso a distância.

Essa vantagem é importante para quem mora em localidades onde não tem instituições de ensino superior próximas, se a pessoa apresenta jornadas de trabalho extensas ou outros tipos de atividades que dificultam que ela frequente um curso presencial.

Inclusão no ensino e no mercado de trabalho
Para quem está há muito tempo sem estudar, os cursos de educação a distância promovem a inclusão.

Assim, ao retornar os estudos muitas pessoas são incentivadas a voltar a trabalhar ou buscar melhores empregos.  

Mitos 

As provas são feitas apenas pela web

Provas, trabalhos e exercícios avaliativos são feitos pela web. Mas, é necessário realizar provas presenciais no polo de apoio da instituição e elas são aplicadas como nos cursos presenciais, com a presença de fiscais de prova e sem poder consultar o material didático.

Falta interação

A interação acontece on-line por meio de e-mails e da plataforma do curso. Portanto, existe a interação em cursos a distância assim como nos presenciais.

Estudos apontam que a interação nos cursos EAD é maior do que em cursos presenciais devido aos alunos de cursos presenciais noturnos, por exemplo, chegarem cansados do trabalho na faculdade e irem embora para casa rapidamente para descansar.

Ausência de reconhecimento do curso

Os cursos EAD assim como os presenciais recebem avaliação do Ministério da Educação (MEC) e a oferta deles deve ser autorizada por esse órgão do governo.

Além disso, há leis e decretos que regulamentam a oferta das vagas e o diploma nesse modelo de ensino é reconhecido assim como o de um curso presencial.

Portanto, invista nos seus estudos e comece hoje mesmo o seu curso a distância. Se você apresenta alguma outra dúvida, deixe um comentário que teremos prazer em ajudar você.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *