4 dicas de práticas pedagógicas na educação infantil

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 29 Second

Você trabalha na escola e está em dúvida de quais práticas pedagógicas na educação infantil precisa desenvolver com os alunos?

No post de hoje selecionamos algumas dicas para você trabalhar as melhores práticas pedagógicas na educação infantil. Confira:

1-Use a tecnologia na educação

Hoje a tecnologia desperta muito interesse entre os alunos e utilizá-la na prática pedagógica da educação infantil é essencial.

Dessa forma, você conseguirá incentivar e promover a participação do seu aluno durante as aulas.

Assim, a tecnologia amplia atividades para além da escola e faz parte da rotina, com atividades como os jogos educativos.  

2-Transforme  o aluno em protagonista

Use metodologias que auxilie o seu aluno a assumir um papel de líder do processo de aprendizagem.

Logo, ele deve atuar como protagonista da sua própria formação contribuindo para as ações desenvolvidas na escola e nas aulas.

Mas, para que isso aconteça é necessário atuar com flexibilidade e com colaboração entre aluno e professor, envolvendo a comunidade.

Um exemplo disso é oferecer na escola que você atua a participação dos alunos na criação de um projeto pedagógico anual, integrá-lo na criação das brincadeiras, em propostas de melhorias na escola e em práticas pedagógicas que vão além do ambiente escolar.

3- Compartilhamento da aprendizagem

Para que você promova o compartilhamento da aprendizagem entre os alunos é importante que você desenvolva atividades com vários pares de alunos, estimulando os alunos a ensinarem os colegas.

Além de promover o ensino, essa atividade cria um ambiente acolhedor na escola onde os seus alunos poderão interagir.

4- Promova a diversidade nas aulas

Ao promover a diversidade em suas aulas é necessário que você desconstrua os quadros pedagógicos dominantes e amplie a visão dos alunos para compreender a diversidade cultural e suas experiências.

Em resumo, ela tem o objetivo de gerar a aprendizagem voltada para a inclusão e que ampliem a alfabetização.

As brincadeiras e as dinâmicas são algumas das atividades que você usará para trabalhar a diversidade em sala de aula.

Outra forma, é utilizar filmes infantis que ajudam a gerar identificação e explorar as diferenças no ambiente escolar.

Um exemplo é o desenho “Shrek” que apresenta cenas que refletem a diversidade e questiona os lugares que a sociedade julga que devem ser destinadas para as pessoas chamadas de diferentes.

Enfim, fuja das aulas tradicionais e promova o protagonismo entre os alunos. As sugestões de práticas pedagógicas na educação infantil citadas neste post devem servir de inspiração e podem gerar vários benefícios como melhoria no rendimento escolar e combate a evasão escolar.

Se quiser sugerir alguma prática pedagógica interessante que esteja trabalhando em sala de aula, deixe seu comentário neste post e comente os benefícios. Vamos compartilhar conhecimento? 

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *