Dia do Professor: Homenagem e dicas para celebrar a profissão

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 22 Second

Para celebrar o Dia do Professor homenagem e presentes não bastam. É preciso valorizar o profissional e promover atividades que estimulem a interação com os alunos e a família.

Como surgiu o Dia do Professor?

Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I apresentou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar em nosso país. Esse documento abordava sobre o salário dos professores, da descentralização do ensino, das disciplinas básicas que os alunos deveriam aprender e da forma como os professores deveriam ser contratados.

Após o decreto, em 1947, um professor de São Paulo transformou a data em feriado e deu início a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, fazendo referência ao decreto de D. Pedro I.

Assim, celebração deu certo e se espalhou pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Confira as dicas para comemorar o Dia do Professor:

Valorize o trabalho do professor

O professor está presente em diversas etapas acadêmicas, desde a educação infantil até a pós-graduação, mestrado ou doutorado. e sua contribuição para aprendizagem ultrapassa os muros da escola.

Por isso, a convivência com os alunos em sala de aula também é uma ótima oportunidade que os estudantes têm de aprendizagem para a vida. Os valores que o professor compartilha e o trabalho de autoestima que os profissionais desenvolvem com os alunos ampliam o conhecimento e incentivam a superação de barreiras.

Dessa forma, a escola, família e comunidade deve valorizar a cada dia o trabalho do professor e incentivá-lo nessa profissão tão importante para a sociedade.

Crie momentos de interação entre professores e alunos

Convide os alunos e a comunidade da sua escola para ajudar a organizar encontros festivos com os professores.

Inclusive, a participação de todos com um simples encontro pode se tornar inesquecível. A presença dos coordenadores da escola também é essencial para demonstrar aos professores a importância deles para todos.

Invista em cursos para professores

Incentive os professores com oportunidades de qualificação profissional com cursos a distância.

Dessa forma, você estará motivando o crescimento profissional dele e possibilitando que ele consiga conciliar o trabalho com os estudos.

Apostar no investimento em qualificação dos professores por meio dos cursos EAD se torna um presente também para os alunos e a comunidade, pois assim eles poderão inovar nas aulas e expandir os conhecimentos de todos. 

Reúna os alunos, a família e a comunidade e comece a colocar as dicas em prática na sua escola. Para o Dia do Professor homenagem e valorização do profissional devem ser realizadas não apenas em um dia, mas ao longo do ano inteiro!

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *