Atividades para autismo em sala de aula

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 9 Second

Você já teve um aluno com autismo, ficou em dúvida sobre como trabalhar com ele o processo de aprendizagem e mantê-lo em sala de aula? Continue lendo este post e veja as  atividades para autismo em sala de aula que sugerimos para ajudar você.

Confira as atividades para autismo na escola:

1-TV Musical

O objetivo da TV Musical é incentivar a participação física da criança e o contato dela com imagens coloridas. 

Dessa forma, a brincadeira reproduz canções infantis acompanhadas de gestos realizados com os dedos em uma televisão de papelão criada como cenário.

O fato da criança cantar as músicas que ela gosta ajuda a estabelecer a interação entre o adulto e a criança. Além disso, a imitação de vozes e trejeitos de um personagem infantil é essencial no processo de aprendizagem.

2- Recursos pedagógicos

Crie um quadro com velcro que tenha letras e números para que você possa ensinar o nome da criança assim como o mês e o dia.

Assim, a criança pode usar as plaquinhas com as letras e números para preencher os quadros com seu nome e as datas do mês.

3- Dado divertido

Com essa atividade você conseguirá desenvolver brincadeiras físicas como girar, pular, jogar pequenos brinquedos macios e coloridos que ajudarão a chamar a atenção da criança e contribuirá para a flexibilidade dela.

A princípio, a professora deve jogar o dado para descobrir qual das atividades físicas a criança deverá realizar. Após ela ser feita, a criança se sentindo mais confiante deve jogar o dado para realizar as próximas brincadeiras.

4- Atividades visuais

Rotular caixas e materiais é uma ótima opção para ajudar as crianças autistas a estabelecer relação entre objeto e imagem. Isso facilita também para que ela siga instruções verbais.

Outro recurso visual necessário são as tampinhas coloridas. Esse tipo de atividade ajuda a estimular nas crianças a percepção de tamanhos, formas e ajuda a ensinar pequenos detalhes como a semelhança e diferença dos objetos. 

Portanto, use e abuse da criatividade! Você pode encontrar dificuldades para manter uma criança autista dentro da sala de aula, mas é importante promover a inclusão dela com outros alunos e oferecer uma visão mais ampla para superar esse desafio.

Já desenvolveu outras atividades para autismo ou gostaria de sugerir outras brincadeiras? Deixe seu comentário neste post, será muito bem-vindo!

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *