Dia do Diretor de Escola: Por que comemorar?

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 43 Second

É ele quem identifica os problemas na escola e propõe as soluções, realiza a construção e manutenção da base do sistema escolar, além de fornecer suporte a profissão que contribui para a formação de todas as outras profissões. Você já deve imaginar de quem estamos falando né? Para comemorar o Dia do Diretor de Escola preparamos um post especial para homenagear o profissional.

Trabalho do diretor de escola

O trabalho diário do gestor escolar envolve diversas atividades e responsabilidades. Confira algumas delas:

  • solucionar problemas que envolvem a organização de arquivos, administração da escola e horários;
  • liderar o planejamento da escola;
  • manter em segurança o patrimônio da instituição;
  • resolver questões financeiras que envolvem salários e suprimentos;
  • lidar com professores, colaboradores, alunos e família;
  • organizar conselhos de classe;
  • informar-se das atividades que ocorrem durante o ano letivo.

Além de tudo isso, veja outras atribuições que o diretor de escola exerce:

Planejamento


No universo escolar é necessário que o profissional atue com senso de planejamento, porque desde o início o ano letivo deve ser avaliado e planejado.

Dessa forma, caso ocorra mudanças no quadro de professores, na estrutura pedagógica ou física poderá provocar transtornos nas aulas e consequentemente na formação dos alunos. 

Administração

O diretor de escola deve também ter conhecimento sobre os conceitos de administração, como a empresarial e a pública.

Aliás, isso é essencial, porque ele precisa gerenciar a escola pública como se fosse uma empresa otimizando os recursos e garantindo a sua boa aplicação. 

Assim, o público interno e externo, como a família dos alunos também devem ser gerenciados pelo diretor contribuindo para promover uma comunicação eficiente e melhoria na educação dos alunos. 

Objetivos pedagógicos

Resultados bimestrais e de final do ano letivo devem ser do conhecimento do diretor de escola.

Afinal, as atividades dele devem ser orientadas para promover a melhoria do ensino.  mesmo que sejam atividades burocráticas, é preciso levar em consideração sempre o ensino oferecido aos alunos. 

Visão de futuro

Ter foco na evolução tecnológica e no futuro da educação é fundamental, pois  a tecnologia desenvolve-se no setor de educação de forma produtiva e eficiente.

Inclusive, essa visão abrange a gestão humana e envolve uma gestão participativa e democrática no ambiente escolar.

Ouvir o público como professores, alunos, colaboradores e vizinhos é importante, porque eles têm visões diferentes sobre os problemas que acontecem no ambiente escolar e podem contribuir para você elaborar soluções eficientes.

Enfim, são muitas atividades que envolvem o trabalho do diretor de escola e seu papel é fundamental para que a instituição funcione da melhor forma possível. Se você se inspirou para atuar nessa área e pretende celebrar o Dia do Diretor de Escola em breve, aproveite para se capacitar por meio da pós-graduação em Gestão Escolar Integradora.

Tem alguma dúvida sobre a atuação do profissional ou como se inserir no mercado de educação? Comente neste post para que possamos ajudar você.

[/pl_text]
[/pl_col]
[/pl_row]

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *