Como estudar para concurso de professor?

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 9 Second

Quer conquistar a sua aprovação em um concurso público para professor? Hoje tem diversas opções de concursos que os professores podem realizar e conquistar a tão sonhada estabilidade na carreira. Mas, a questão é como estudar para concurso de professor?

Antes de tudo é importante se preparar e entender qual é o seu objetivo principal. Para qualquer candidato de concurso público é essencial saber quais são as disciplinas mais cobradas nas provas. 

Inclusive em uma análise realizada por editoras da área de educação em provas dos principais concursos da área de pedagogia para prefeituras as principais disciplinas encontradas nas provas são:

  • Legislação da Educação;
  • Didática;
  • Aspectos éticos, filosóficos e sociológicos da educação;
  • Gestão e Educação;
  • Psicologia da Educação;
  • Língua Portuguesa;
  • Educação inclusiva;
  • Avaliação de aprendizagem.

Quais as disciplinas você deve estudar para concursos da área de pedagogia?

De acordo com as avaliações realizadas por especialistas, as disciplinas de legislação da educação e didática são as que mais se destacam nas provas de pedagogia. 

Aliás, a didática é uma das principais áreas de estudos da pedagogia, porque ela investiga quais são os fundamentos e modos de realizar a alfabetização e o ensino.

Por outro lado, disciplinas como psicologia da educação, avaliação de aprendizagem e legislação também são encontradas em muitas provas de concurso para professor.

Confira alguns autores da área de educação que devem ser estudados:

Yves de la Taille

Quem pretende entender melhor temas como comportamento e disciplina deve conhecer o trabalho desse autor que atua como professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e tem muitas citações em provas de concurso. 

Delia Lerner

A pesquisadora é conhecida por investigar as práticas de leitura e já esteve no Brasil para falar sobre como o desenvolvimento dos comportamentos dos leitores contribui no combate das notícias falsas.

Cipriano Carlos Luckesi

Considerado um dos maiores estudiosos brasileiros sobre a área de avaliação escolar, o pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) critica o modelo de avaliação que tem as provas como base e analisa outras questões como a reprovação escolar.

Portanto, aproveite nossas dicas e comece hoje mesmo a estudar para o concurso público que você quiser. Com garra e determinação sua aprovação virá em breve!

Tem dúvidas ou deseja sugerir algum outro tema recorrente nas provas de concurso público? Deixe seu comentário neste post.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *