Dia do Orientador Educacional

2 Minutos de Leitura
Read Time2 Minute, 2 Second

Ele ajuda os alunos durante o processo de aprendizagem, contribui para solucionar conflitos escolares, ajuda os jovens a encontrar a sua profissão e oferece diversos outros tipos de apoio na área de educação. Você já sabe de quem estamos falando? Isso mesmo, do orientador educacional. Chegou o Dia do Orientador Educacional e temos muito o que comemorar e agradecer ao profissional.

Aliás, orientador educacional é um profissional que deve ter formação em pedagogia e essa área é considerada uma das mais importantes de atuação nesse segmento.

Quando surgiu a profissão?

No final do século XIX teve início a profissão de orientação educacional e ela chegou ao Brasil apenas na década de 1930. 

Entretanto, o termo orientação tem sua origem na antiguidade. Platão, filósofo grego, é considerado o patrono da orientação educacional. 

Dessa forma, apesar de na antiguidade a atuação desse profissional não apresentar uma visão pedagógica e interdisciplinar havia uma preocupação de ver os alunos como pessoas. 

Atividades do orientador educacional

O orientador educacional é um profissional que deve ter presença obrigatória nas escolas públicas. Veja as principais atividades que ele exerce:

  • ajuda na solução de conflitos escolares;
  • fornece apoio aos professores à respeito dos problemas dos alunos;
  • faz o encaminhamento de casos para diversas áreas como social e de saúde;
  • auxilia a escola a organizar e executar a proposta pedagógica;
  • orienta, escuta e conversa com alunos, professores, gestores e comunidade.

Além disso, o orientador educacional deve ser o elo entre alunos, comunidade e escola. 

Inclusive, o trabalho dele deve ir além dos muros da escola e manter um diálogo com as famílias dos alunos para compreender seu comportamento e a realidade em que ele vive. 

Atualização constante

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define que a formação dos orientadores educacionais deve ocorrer por meio dos cursos de especialização.

Aliás, é essencial que o profissional busque aperfeiçoamento por meio de cursos de capacitação e eventos da área de educação.

Portanto, investir em cursos e eventos é umas das melhores formas que você tem para se presentear nessa data especial. Invista em você e no seu conhecimento!

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais informações sobre a profissão de orientador educacional? Deixe seu comentário neste post!

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *