6 dicas para montar o seu plano de aula para 2020

3 Minutos de Leitura
Read Time4 Minute, 4 Second

Montar um plano de aula não é uma tarefa fácil. Quantas vezes você nem sabia por onde começar e precisou pedir dicas para professoras mais experientes que você?

Fique tranquilo! Isso não será mais necessário, elaboramos este post para você montar o seu plano de aula para 2020.

O que é um plano de aula?

O professor é responsável pelo conteúdo que ele ensina ao aluno e será o guia para orientar o aluno durante o processo de aprendizagem. Por isso, o plano de aula é fundamental no trabalho escolar.

Inclusive, elaborar um planejamento de aula proporciona ao professor a segurança de estar preparado para enfrentar várias situações e dúvidas que possam surgir na sala de aula.

Assim, o plano de aula é uma ferramenta para ajudar a planejar o que deverá ser ensinado no ano letivo.

Veja os principais tópicos que ele deve apresentar:

  • tema da aula;
  • objetivo;
  • metodologia utilizada;
  • avaliação do aprendizado dos alunos;
  • referências bibliográficas.

Confira as dicas para elaborar um bom plano de aula:

1-Planejamento é fundamental

O planejamento das aulas é peça chave no processo de aprendizagem dos alunos. 

Por isso, além de orientar o trabalho, ajuda na aprendizagem do professor. Ele leva à pesquisa, ao estudo e reflexão. 

2-Conheça o seu público

Saber quais as necessidades do seu público  é importante no momento de elaborar o plano de aula. 

Dessa forma, pesquise com outros professores que já lecionaram para turma que vai assumir os pontos positivos e negativos deles.

Assim, você vai além de conhecer as necessidades dos alunos e compreende melhor os objetivos que eles têm como pessoa para a sua vida.

Com esse conhecimento, você poderá potencializar o seu plano de aula para ajudar a transformar a vida deles por meio da educação.

3- Aperfeiçoe o modelo do plano de aula

O seu modelo do plano de aula deverá sofrer alterações ao longo do tempo. Ele deve ser ampliado, mas apresentar uma estrutura básica com conteúdos, objetivos, tempo estimado, material necessário, desenvolvimento e avaliação.

Aliás, é importante também incluir itens como disciplina e ano para se organizar melhor, caso você seja um professor que leciona várias disciplinas.

4- Estabeleça objetivos

Qual a sua meta para uma aula específica? O que é esperado que os alunos aprendam? Quais habilidades você pretende desenvolver nos alunos?

Essas são algumas perguntas que ajudarão a nortear os seus objetivos no plano de aula. 

Além disso, é importante realizar uma avaliação diagnóstica para ajudar você no plano de aula. 

Essa avaliação pode ser aplicada em qualquer nível de ensino e tem o objetivo de diagnosticar, examinar e conhecer os pontos fortes e fracos dos alunos.

Aliás, a avaliação pode ser aplicada tanto no início do ano letivo quanto durante ele de diversas formas como:

jogos;

-debates;

-apresentações;

-vídeos;

-brincadeiras;

-dinâmicas;

-dentre outras formas.

Ao realizar a avaliação diagnóstica no início do ano letivo ela fornecerá dados para que o seu plano de aula seja ajustado e inclua outros tipos de objetivos e intervenções como reforço escolar e retomada de conteúdos. 

5 – Escolha os conteúdos 

Com base nos objetivos que você estabelecer é possível selecionar os conteúdos levando em consideração 3 pontos importantes:

  • Duração: avaliar qual o tempo que a sua aula deve ter é um fator essencial. Por isso, mesmo quando o seu plano de aula estiver pronto avalie esse item frequentemente para que não inclua muitas atividades em um tempo curto.

Caso precise de mais tempo crie uma sequência didática e organize um cronograma com as fases em que elas serão desenvolvidas. 

  • Desenvolvimento: a forma como a pessoa deve fazer e como fazer ajuda a explicar como as atividades serão desenvolvidas. Além disso, permite definir quais estratégias didáticas serão usadas, com os alunos serão organizados e quais intervenções o professor terá que realizar.
  • Recursos e materiais necessários: é importante que você enumere os materiais que serão usados na sua aula como datashow, internet, áudios, vídeo, fotos, etc.

6- Inclua a avaliação

A avaliação é um instrumento que deverá ser incluído em suas aulas, porque ele fornece uma leitura sobre a aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos que você ensinou.

Levantar questionamentos é importante no processo de avaliação da aula e para conhecer o que a sua turma de alunos aprendeu.

Portanto, aproveite todas essas dicas que separamos para você e comece a preparar o seu plano de aula para 2020.

Se quiser sugerir mais algum outro item que possa enriquecer o plano de aula de outros professores, deixe um comentário neste post.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *